DestaqueEsporte

JEBs 2023: Delegação amazonense conquista 15 medalhas nos primeiros dias de competições

O Amazonas tem representantes em todas as 17 modalidades esportivas desta 20ª edição do JEBs

FOTOS: Divulgação/ Arquivo Pessoal

Seis estudantes da rede estadual de ensino foram destaques nos primeiros dias de competições da 20ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que iniciou no dia 28 de outubro, em Brasília (DF). Com sete medalhas de ouro, três medalhas de prata e cinco de bronze, nas modalidades xadrez, karatê, judô e atletismo, o Amazonas, que tem representantes em todas as modalidades, vem alcançando cada vez mais visibilidade no desporto escolar de todo o país. 

No xadrez, o estudante Suan Bruno Fernandes Lira, do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na zona leste de Manaus, foi o grande campeão da modalidade. O jovem tem alcançado grande destaque no segmento, e,  em maio de 2023, foi o vencedor do Campeonato Brasileiro de Xadrez. 

Com o feito, o atleta foi selecionado para competir no Mundial da Juventude de Xadrez, que acontecerá na cidade de Montesilvano, em Pescara, na Itália, de 12 a 25 de novembro.

“Esse é o segundo JEBs que participo, a medalha de ouro não vinha para o Estado há 38 anos. Esse é o segundo título nacional que conquisto. Agora, parto para um novo desafio que é representar o meu estado, o meu país na Itália”, enfatizou o estudante, que com os resultados no JEBs, também está qualificado para o Sul-americano escolar, que será disputado em dezembro, no Chile. 

O Amazonas também conquistou outras três medalhas de ouro com alunos da rede estadual, com os estudantes Willians Teles, da Escola Estadual (EE) Jairo da Silva Rocha,  João Guilherme, do Ceti Gilberto Mestrinho e Juliany Petosa, do Ceti Maria Izabel Desterro e Silva. As conquistas vieram nas modalidades do xadrez, karatê e atletismo, respectivamente.

Bronze



Com a medalha de bronze, as estudantes Kayane Lucena (destaque do Karatê), do Colégio Militar da Polícia Militar e Sarah Letícia Mesquita (destaque no atletismo), da EE Liberalina Weill, completam o pódio amazonense conquistado por discentes da rede estadual.  

Sobre o JEBs 2023

Organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar, o JEBs 2023 tem o objetivo de fomentar a participação dos estudantes-atletas brasileiros da Educação Básica, em atividades desportivas. Nesta edição, todos os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, têm representantes na competição, que é destinada para estudantes-atletas, entre 12 e 14 anos.

Com 17 modalidades esportivas em disputa, a competição reúne mais de 6 mil participantes, entre estudantes-atletas e membros das delegações. O Amazonas viajou para o Distrito Federal com uma delegação composta por 223 alunos, com participação garantida em todas as modalidades. 

Entre as modalidades coletivas e individuais que serão disputadas ao longo da competição em Brasília, estão: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling, xadrez, ginástica rítmica, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia. Além da rede estadual, a delegação amazonense é composta também por alunos atletas da rede municipal e particular de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *