DestaqueEducação

Projeto de musicalização teatral por meio da Libras a inclusão em escola da rede pública

Iniciativa integra o Programa Ciência na Escola e envolve alunos do Ensino Fundamental, professores e comunidade escolar

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual (EE) Brigadeiro Camarão Telles Ribeiro, localizada na zona sul de Manaus, estão participando do projeto “A musicalização teatral como ferramenta de aproximação do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola”. A iniciativa integra o Programa Ciência na Escola (PCE), desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. 

O projeto de musicalização conta com o apoio do Centro de Atenção ao Surdo (CAS) e na escola é coordenado pela professora Agenora Andrade. As atividades iniciaram em julho deste ano e acontecem todas as quintas-feiras com os alunos do 5º ano 3. Segundo a professora, mesmo não possuindo alunos surdos na escola, foram identificados familiares de alunos surdos, e alunos “Codas” (do inglês Child of Deaf Adults), em tradução para o português “Filhos de Pais Surdos”.

Foi, inclusive, a partir do convívio com uma aluna “Coda”, que surgiu a ideia do projeto em Libras. A professora contou que a aluna de 7 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Fundamental,  é alfabetizada na Sala de Recursos no Ensino Bilíngue (Português e Libras). 

“Há a aceitação de Libras por parte de todos os alunos. Inclusive, durante os intervalos, participamos de uma interação em conversação em Libras. Nos corredores, os alunos em dupla, compartilham o que aprendem”, contou a professora Agenora, ressaltando que o objetivo do projeto é a inclusão da pessoa surda na sociedade, interação entre os alunos, incentivo ao uso de Libras e facilitar a comunicação entre as pessoas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *