DestaqueEducação

Secretaria de Educação promove reunião orientativa sobre as prestações de contas nas escolas da rede


Encontro reuniu gestores, supervisores e presidentes das associações de pais, mestres e comunitários

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Planejamento (Deplan) e a Gerência de Análise e Prestação de Contas (GAPC), realizou nesta segunda-feira (28/08), uma reunião para discutir os processos e a importância da prestação de contas dos recursos financeiros recebidos pelas escolas. Durante o encontro, foram repassadas todas as orientações necessárias para que as prestações de contas sejam realizadas de forma correta pelos agentes responsáveis.

A reunião ocorreu no Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan), no período da manhã e tarde, e contou com a presença dos gestores, que também atuam com presidentes do Conselho Escolar, de supervisores de recursos financeiros das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) e dos presidentes da Associação de Pais, Mestres e Comunitários (APMC).

Na ocasião, a gerente do GAPC, Geyse Jacquiminout, ressaltou que esse encontro serviu de espaço para que os agentes pudessem sanar dúvidas sobre o processo de prestação de contas.

“O nosso intuito é falar da importância de prestar contas dentro do prazo correto, os documentos que são necessários, inclusive para que aqueles que estão com pendência se regularizem. Estamos aqui para tirar dúvidas que nós sabemos que existem e estreitar ainda mais esse diálogo em prol da efetiva prestação de contas e transparência para a sociedade”, explicou Geyse.

A atividade reuniu nos dois turnos representantes das setes CDEs da capital. 

A gestora da Escola Estadual (EE) Maria Amélia Do Espírito Santo, Elisangela da Silva, localizada no Dom Pedro, zona centro-oeste, contou que anteriormente os recursos financeiros eram geridos apenas pela APMCs e, atualmente, com a implementação do Conselho Escolar, o gestor também assumiu a função de presidente do conselho e destacou que é fundamental que o gestor esteja ciente quanto ao processo de prestação de contas dos recursos.



“Estar participando desta formação é fundamental para o nosso processo de gestão democrática. Com as informações, nós aprendemos a como trabalhar os recursos financeiros destinados pela Secretaria de Educação e também pelos recursos federais. É importante termos essa formação, para que não cometamos erros”, compartilhou a gestora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *