CulturaDestaque

Dia do Folclore: Central Técnica de Produção é palco de atividades artísticas para alunos da rede estadual 

O evento contou com oficina de percussão, visita guiada aos espaços e apresentação do Balé Folclórico do Amazonas

Fotos: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Em comemoração ao Dia do Folclore, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas idealizou uma manhã repleta de atividades relacionadas à data, comemorada nesta segunda-feira (22/08). A Central Técnica de Produção (CTP) recebeu os alunos da Escola Estadual Francisco Albuquerque, que participaram de toda a programação.

A Central Técnica de Produção, localizada no bairro da Cachoeirinha, é um espaço destinado à produção e armazenamento de cenários, figurinos, adereços e materiais dos espetáculos levados ao Teatro Amazonas e demais equipamentos culturais do estado. Hoje, o armazenamento conta com 45 mil peças de figurinos, 85 cenários diversos e mais 1.800 acessórios e calçados.

No início da manhã, os alunos realizaram a visita guiada por todo o local, conhecendo cada corredor, cenário e a equipe que produz os artefatos que dão vida aos espetáculos. A mediadora da visitação foi a coordenadora da CTP, Cieny Farias, que comentou sobre a relevância da programação.

“A ideia de trazer os alunos para conhecer o nosso espaço é para que possamos abraçar esses jovens e trazê-los para algo que eles não costumam ter acesso, para que, justamente, consigamos passar para eles esse tão importante legado da cultura”, declarou Cieny.

Logo após a visita, os jovens participaram da Oficina de Percussão, ministrada pelo músico Tércio Macambira, que possui anos de experiência no cenário artístico do Amazonas. Os alunos tiveram a oportunidade de manusear os instrumentos, e praticar a atividade com a ajuda do instrutor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *