DestaqueTrânsito

Detran Amazonas: infrações cometidas por condutores comprometem a segurança viária

 Durante fiscalização promovida na última semana, quase 100 pessoas foram autuadas por condução sem a devida permissão

Ações de fiscalização estão sendo intensificadas – FOTO: Isaque Ramos/Detran-AM

Entre os dias 14 e 20 deste mês, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, promoveu, nas zonas oeste, leste, centro-sul e norte de Manaus, uma série de ações com o objetivo de reduzir o número de atos infracionais que possam vir a comprometer a segurança viária da população em geral.

De acordo com o balanço apresentado pelo coordenador-geral da Fiscalização da instituição, Arthur Cruz, 99 pessoas foram autuadas, nesse período, por dirigirem sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Para Dirigir (PPD) ou Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Além disso, foram aplicadas 126 autuações por condução de veículo sem o devido licenciamento e 75 autuações de motociclistas sem o uso do capacete de segurança.

“A intensificação das fiscalizações de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas, motonetas e ciclomotores, visa reduzir em 50% o número de mortes, conforme meta do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, visto que 33% das mortes no trânsito envolvem motociclistas”, detalha Arthur Cruz.

Também conforme o balanço apresentado pela Fiscalização, 63 condutores foram autuados por dirigir utilizando calçados que comprometem o uso dos pedais dos veículos; 17 por dirigir sob influência de álcool e outros 55 por conduzir sem utilizar os devidos equipamentos de segurança, além da remoção de 104 motocicletas com diversas irregularidades e 23 carros que também comprometiam a segurança viária.

“Outro meio de transporte, que está tendo a fiscalização intensificada, é o veículo automotor destinado ao transporte de passageiros com capacidade para até oito pessoas. Inclusive, os ocupantes desse modal de transporte representam 23% das mortes no trânsito”, finaliza o coordenador da Fiscalização do Detran Amazonas, reforçando a necessidade de estar com o veículo regular, documentação em dias e o uso constante dos equipamentos de segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *