DestaquePolítica

Vereadores votam mais de 30 projetos e encaminham cinco matérias à sanção

Ainda nesta Sessão Plenária, mais de 20 projetos foram deliberados e passarão a tramitar na Câmara Municipal de Manaus  

 

Os vereadores votaram, nesta quarta-feira (25/10), mais de 30 projetos durante Sessão Plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Cinco matérias foram aprovadas pelos parlamentares e seguiram à sanção do prefeito David Almeida (Avante).

A pauta da Reunião Ordinária abrangeu 34 projetos debatidos pelos parlamentares, sendo a maior parte, 22 projetos, deliberados para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Outras quatro proposituras avançaram para novas comissões da Casa, e três retornarão para segunda discussão no plenário Adriano Jorge.

Entre os projetos aprovados está o nº 240/2022, de autoria do vereador Professor Samuel (PL). Ele dispõe sobre a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em playgrounds, parques, clubes ou áreas de lazer abertas ao público.

O parlamentar agradeceu o apoio dos outros vereadores pela aprovação por unanimidade da matéria. Ele considera o projeto a correção de uma necessidade de muitas famílias de crianças com deficiência que possuem a dificuldade de encontrar locais inclusivos.

“Isso é uma necessidade extrema, é um processo de inclusão. Eu conheci algumas famílias que tinham uma criança com deficiência e ficava vendo o irmão se divertir. Com esse projeto se transformando em lei, teremos brinquedos adaptados para cada deficiência, porque um só brinquedo atende várias deficiências. Vamos sanar uma necessidade que existe há muitos anos”, afirmou Professor Samuel.

Julho Laranja – Outro PL aprovado pelos vereadores para sanção da Prefeitura de Manaus tem como autor o vereador Dr. Daniel Vasconcelos (Podemos). A matéria tem o objetivo de instituir a campanha Julho Laranja, incentivando os cuidados da saúde bucal e odontológica nas crianças.



De acordo com o parlamentar, caso venha à sanção, a campanha será divulgada na rede municipal de saúde para promover a conscientização sobre o tema.

“Quando a criança tem uma dentição saudável, totalmente harmônica, ela tem um crescimento melhor, melhora a autoestima, a criatividade, a saúde. A criança com a má oclusão vai ter vergonha de falar, brincar, desempenho pior na escola. Nós colocamos a campanha nesse sentido, nesse cuidado precoce tanto em UBSs quanto na parte especializada”, disse Daniel Vasconcelos.

Foto: Mauro Pereira – Dicom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *