DestaqueEducação

Em Tapauá, governador Wilson Lima inaugura Núcleo de Estudos Superiores da UEA

Com investimento de R$ 1,6 milhão, o Nestap também deve atender os municípios de Canutama e Beruri

Fotos: Alex Pazuello/Secom

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (25/08), o Núcleo de Ensino Superior de Tapauá (Nestap) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na calha do rio Purus, (distante 449 quilômetros de Manaus). Com investimento de R$ 1,6 milhão na atual gestão, o Nestap também deverá atender aos municípios vizinhos de Canutama e Beruri.

Segundo o governador Wilson Lima, com a missão de oportunizar o ensino de qualidade, a UEA avança no interior, contribuindo com o avanço da educação superior no Amazonas a partir da oferta de cursos e professores qualificados para desenvolver ainda mais a economia e o desenvolvimento do estado.

“Esse é um prédio que vai dar condições aos alunos que estão concluindo o ensino médio, cursarem aqui. É um ganho para o interior, principalmente para quem está em regiões distantes”, disse o governador Wilson Lima.

A inauguração contou com a presença do prefeito de Tapauá, Gamaliel Andrade de Almeida; o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima; o reitor da UEA, André Zogahib; e os deputados estaduais Adjuto Afonso, Abdala Fraxe, Felipe Souza, além do deputado Federal Silas Câmara.

O Núcleo da UEA possui uma estrutura com miniauditório; biblioteca; quatro salas de aulas, sendo uma sala com Sistema de Presencial Mediado por Tecnologia (SPMT-IPTV); três salas administrativas; um laboratório de informática; um laboratório padrão (multifuncional); cozinha e despensa; cantina; e área de convivência.

O reitor da UEA destacou o compromisso do governo do Amazonas com a educação para impulsionar o desenvolvimento econômico no estado.



“O governador é sensível para a questão da educação e compreende que ela é a mola propulsora do desenvolvimento econômico do estado. Mesmo com toda dificuldade logística, temos um prédio que a gente pode dizer que é nosso, da Universidade do Estado do Amazonas e do povo de Tapauá”, disse Zogahib.

O prefeito da cidade, Gamaliel Andrade, afirmou que a entrega da UEA é a maior obra do município e que também beneficiará cidades vizinhas.

“Hoje foi um momento histórico em Tapauá. A UEA estava há 13 anos abandonada e, com a articulação junto ao governador Wilson Lima, hoje entregamos à população a maior obra já vista aqui no nosso município, que também vai atender outras cidades”, destacou o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *