CulturaDestaque

Dia do Folclore é celebrado com dança e visita guiada à Central Técnica de Produção (CTP)

A data, celebrada no dia 22 de agosto, contará com atividades gratuitas no âmbito cultural

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza nesta terça-feira (22/08), a partir das 9h, uma programação alusiva ao Dia do Folclore, na Central Técnica de Produção (CTP), rua Santa Izabel, 1297, Cachoeirinha. O espaço é destinado à produção e armazenamento de cenários, figurinos e adereços dos espetáculos promovidos pela pasta de Cultura. A participação é gratuita. 

Com o objetivo de relembrar e valorizar aspectos da cultura brasileira, a programação conta com uma visita guiada pelo espaço, conduzida pela equipe da central técnica e, uma oficina de percussão, ministrada por Tércio Macambira. Além disso, o público ainda poderá prestigiar a apresentação do espetáculo “Folguedos”, do Balé Folclórico do Amazonas.

Segundo o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, é importante celebrar a data que simboliza um dos principais viés da cultura popular. O folclore amazônico, que carrega grande influência indígena e negra, habitualmente é representado nos palcos dos espaços culturais do estado, seja por meio da dança, música ou teatro.

Folguedos – FOTO: Divulgação

“Na programação, o público vai poder conhecer um pouco dos bastidores dos grandes espetáculos promovidos no estado, como os do Festival Amazonas de Ópera, assim como terá a oportunidade de participar e prestigiar a apresentação do balé folclórico”, destaca o secretário. 

Criada em fevereiro de 2004, a Central Técnica de Produção José Carlos Viana Marques, é um espaço que atende as necessidades de armazenagem, higienização, conservação, e, quando necessário, fabricação dos adereços, figurinos e cenários. Os eventos realizados pela Secretaria, como o Festival de Ópera, Festival de Jazz, Festival de Dança, Festival de Cinema entre outros concertos, utilizam os acervos acomodados no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *