DestaqueEducação

3º Concurso Cultural do TRT-11 está com inscrições abertas para alunos da rede estadual de ensino 

O concurso tem o objetivo de disseminar o debate contra o trabalho infantil nas escolas estaduais do Amazonas e Roraima

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11 AM/RR), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, participará do 3º Concurso Cultural de Combate ao Trabalho Infantil, organizado pelo órgão do judiciário. O certame, que é destinado exclusivamente para as escolas estaduais do Amazonas e de Roraima, segue com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (18/08). 

Com o tema “Sou família, não abro mão, também sou proteção”, o concurso possui quatro categorias em disputa. Para os alunos do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), a categoria “Desenho” é a disponível; os estudantes do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) participam na categoria “Redação”; já os discentes do Ensino Médio participam na categoria “Vídeos”. Alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) também participam desta última categoria. 

Novidade nesta edição do concurso, a categoria “Música” está disponível para todas as séries escolares, ou seja, do Ensino Fundamental 1 à EJA. A iniciativa do concurso está dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como explicou a coordenadora de Programas e Projetos Estaduais da Gerência de Programas e Projetos Complementares (GPPC), da Secretaria de Educação, Rosimeiry de Oliveira.

“Aqui, na gerência, trabalhamos com temas contemporâneos transversais, orientados pela BNCC. Os direitos da criança e do adolescente são um desses tópicos que buscamos sempre levar para as escolas. A Secretaria de Educação também participa do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalho do Adolescente, portanto, o tema faz parte das atividades pedagógicas da rede”, destacou a coordenadora.

Cada categoria também possui um subtema específico. No desenho, o tema é “A família como espaço de proteção da criança e do adolescente contra o trabalho infantil”; na redação, “O papel da família na proteção da criança e do adolescente contra a exploração sexual”; na categoria vídeos, “Atuação da rede de proteção à crianças e adolescentes em face dos pais e responsáveis nos casos de violação à proibição de trabalho infantil” e na Música, “Família, erradicação do trabalho infantil e estímulo à aprendizagem”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *