CulturaDestaque

Abertura da Semana do Patrimônio Histórico e Cultural 2023 destaca riqueza patrimonial do Estado

Valorizar os diversos tipos de patrimônios, material, imaterial e cultural do Amazonas são algumas propostas da ação

Fotos: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Na manhã desta quinta-feira, aconteceu no auditório do Palacete Provincial, a abertura da Semana do Patrimônio Histórico e Cultural 2023. O evento dispôs de uma mesa de abertura, além de duas palestras sobre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas (Copham), respectivamente.

Com a integração entre entes federativos, a mesa contou também com a presença de representantes da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Conselho Estadual de Cultura (Conec) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). 

O secretário Marcos Apolo Muniz, titular da pasta de Cultura, ressaltou a importância de dar visibilidade aos debates acerca do tema e a consolidação das ações que o Governo vem realizando para a preservação do patrimônio histórico do estado.

“O objetivo é justamente abrirmos esse diálogo com a sociedade e com outras instituições, dialogando sobre a valorização do patrimônio material e imaterial, além da compreensão de como esse patrimônio dialoga com a cidade”, disse o secretário. 

A arquiteta e pesquisadora Bruna Lopes falou sobre a satisfação de participar da ação e enfatizou a importância da existência de eventos como esse na cidade. ”Fiquei muito feliz com o evento e acho que Manaus precisa de iniciativas como essa, pois a discussão sobre o patrimônio é uma pauta que não precisa ficar só dentro das instituições. Ela precisa ter trocas com todos os agentes envolvidos”, disse Bruna.

Projetos e Parcerias



A gerente de Patrimônio Material e Imaterial do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Luiza Guglielmini, destaca o viés da educação patrimonial, ressaltado no evento. “O legado maior acredito que será o conhecimento ofertado através das palestras, oficinas e visitas técnicas, tudo recheado de história, arquitetura, arte e cultura e urbanismo como um plano educativo”, enfatiza.

Além da programação, a ação destaca o lançamento do “Valoriza Patrimônio”, um programa de fortalecimento das políticas públicas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que se volta ao patrimônio histórico e cultural.

A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro,  enfatiza a parceria do Instituto com o Governo do Estado, por meio da Secretaria. “Estou muito feliz em garantir essa gestão compartilhada do patrimônio, seja nos debates, nas oficinas e nos processos de gestão que  a gente tem em comum, tanto nos bens materiais e imateriais, quanto na arqueologia”, conclui.

A Semana de Patrimônio Histórico e Cultural segue até o dia 22 de agosto, com uma programação diversa em vários espaços culturais da cidade. Para mais informações. acesse o Portal da Cultura (https://cultura.am.gov.br/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *