DestaqueEmprego e Renda

Em Manaus, o 65º Festival Folclórico do Amazonas Categoria Ouro gera emprego e renda

Até esta quarta-feira, haverá danças folclóricas, comidas típicas, artesanato e entretenimento infantil, no Povos da Amazônia. Os bois de Manaus se apresentam sexta e sábado no Sambódromo

Enquanto as danças folclóricas da categoria ouro do 65º Festival Folclórico do Amazonas acontecem na arena do Centro Cultural Povos da Amazônia, uma parcela de empreendedores reforça a renda no mesmo espaço. O evento tradicional de valorização da cultura popular fomenta a geração de emprego e renda com a venda de produtos na praça de alimentação, feira de artesanato e entretenimento no espaço kids.

O festival promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Prefeitura de Manaus, segue até esta quarta-feira (26/07), no centro cultural da avenida Silves, no Distrito Industrial, zona sul de Manaus. Na sexta-feira e sábado (28 e 29/07), os bois-bumbás de Manaus se enfrentam no Sambódromo.

Neste ano, o evento folclórico recebeu o repasse do Estado de mais de 20% em relação ao ano passado, destinado ao fomento das associações representativas dos grupos folclóricos e aos bois-bumbás da cidade.

“O Festival Folclórico do Amazonas movimenta a economia e a indústria cultural. São dezenas de empregos diretos e indiretos que, nesta época do ano, entram em circulação. Ganha a população amazonense, o trabalhador da cultura nos galpões, envolvidos com figurinos, cenários e alegorias, os músicos, técnicos de iluminação, som, e os autônomos, que encontram no festival um meio de reforçar a renda e ainda empregar famílias”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Na praça de alimentação, 40 barracas de comidas típicas atendem a todas as preferências. A autônoma Ericka Carneiro, 29, assina mais de 30 receitas juninas e regionais. Ela não só prepara, como também comanda uma das maiores barracas do festival, além de empregar, pelo menos, seis pessoas. “Tá sendo muito bom, melhor que no ano passado. Ainda temos até quarta-feira e já conseguimos tirar um bom lucro”, comemora a autônoma, moradora do bairro Japiim, zona sul. “Por noite, conseguimos vender cerca de R$ 1.400, o que já é muito bom”, completa Adriana.

Na área reservada ao público infantil, Dayane Costa, 37, responsável por uma empresa especializada em brinquedos para eventos, também empreende no segmento que, segundo ela, é rentável. “Aqui, são sete peças de brinquedos e comigo trabalham mais seis pessoas que contratei e pago a diária. Eu já tirei o que investi. Aos sábados, recebemos uma média de 300 crianças”, revela Dayane que há mais de 14 anos atua na área de entretenimento infantil e, pelo segundo ano, participa do festival folclórico do Amazonas.



A geração de emprego e renda acontece, em muitos casos, meses antes da realização do festival. Nos galpões a movimentação da cadeia produtiva vai desde a contratação de costureiras, aderecistas até os músicos e bandas que acompanham as apresentações.

Para a costureira Arlete Batista, 65, os anos dedicados à produção de fantasias da Quadrilha Marupiaras do Amazonas contribuíram para a realização de projetos na família. Antes da aposentadoria, ela conta que o terceiro turno da rotina de trabalho era dedicado ao “corte e costura” dos figurinos da quadrilha. “Com certeza valeu a pena. Tudo ajuda, valeu para ajudar na educação das minhas três filhas, todas com o curso superior e independentes. Agora, aposentada, posso me dedicar mais e garantir mais um reforço financeiro”, finaliza a costureira.

Programação

Terça-feira (25/07)
20:00 20:40 CIRANDA – ROSAS DE OURO
20:45 21:25 QUADRILHA ALTERNATIVA – FURACÃO MISTURA DE RITMOS
21:30 22:10 DANÇA INTERNACIONAL – ODÁLYK
22:15 22:55 DANÇA NACIONAL – CAFÉ DA REDENÇÃO
23:00 23:40 CIRANDA – IMPERATRIZ DO NORTE

Quarta-feira (26/07)
20:00 20:40 QUADRILHA CÔMICA – PEDRO E PEDRITA
20:45 21:25 DANÇA NACIONAL – AFRO-BRASILEIRA
21:30 22:10 QUADRILHA CÔMICA – AS PODEROSAS NA ROÇA
22:15 22:55 DANÇA NACIONAL – CANDOMBLÉ AFRO
23:00 23:40 QUADRILHA CÔMICA – GAROTAS DA NOITE

A programação completa (dias e horários das apresentações) do 65º Festival Folclórico do Amazonas pode ser acompanhada pelas redes sociais @culturadoam.

FOTOS: Marcio James /Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *