DestaqueEducação

Secretaria de Educação lança a segunda temporada do podcast ‘Formação em Pauta com o Cepan’

Com 20 episódios o programa vai ao ar todas às quartas no canal do Youtube do Cepan e na TV aberta

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), lança nesta quarta-feira, 12 de julho, a segunda temporada do podcast “Formação em Pauta com o Cepan”. A ação, que também é uma formação continuada, teve início no ano de 2022 com 10 episódios. Neste ano, contará com 20 episódios que, além de disponíveis no canal do Cepan no Youtube, também serão exibidos na TV aberta nos canais 2.2, 2.3 e 20.2.

Buscando atingir professores, gestores e pedagogos das escolas estaduais da capital e do interior, o primeiro episódio dessa temporada contará com o tema “O papel do pedagogo no contexto da escola”. A coordenadora do podcast, Rosilei Cardozo, reforçou o papel da Secretaria de Educação e do Cepan em promover o acesso à formação continuada nos mais diversos meios e ao máximo de profissionais da educação possível.

“É de suma importância que a formação continuada ocupe todos os espaços possíveis para se fazer chegar até nossos colegas da educação. O ‘Formação em Pauta com o Cepan’ tem esse formato menos formal e mais despojado, aproximando-nos do nosso público-alvo com uma linguagem mais simples e acessível.” explicou.

O Podcast

A atividade busca possibilitar um espaço para discussão de temas acerca da formação continuada de professores e gestores das escolas da rede estadual de ensino do Amazonas. O programa surgiu a partir da equipe do Cepan Digital e da coordenação de Formação à distância da Gerência de Formação Profissional (Gefor).

Ao perceber a grande presença de profissionais da educação nas lives e aulas inaugurais promovidas pelo canal do Cepan, a equipe notou a ausência de temáticas voltadas para o curso de formação continuada. “A partir de então, foi proposta a ideia do podcast, por ter um formato mais moderno e dinâmico, o que faria com que chegasse com mais facilidade ao público-alvo”, explicou Rosilei.



Dividindo-se em três blocos (apresentação da temática, interação entre os convidados conduzida pelo mediador, considerações finais e Encerramento), o programa conta com um mediador profissional do Cepan, convidados e profissionais da secretaria que dominem o tema a ser trabalhado no episódio, durante 1h e meia.

Parcerias

A 1ª temporada atingiu um índice de mais de 2 mil visualizações. A intenção, nesta segunda fase, é elevar este número e, por isso, o Cepan também buscou aumentar as parcerias para a realização dos programas.

A ação envolverá e estreitará a parceria entre outros setores da Secretaria de Estado de Educação, como o Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), o Departamento de Gestão Escolar (Degesc), o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam) e o Departamento de Gestão da Tecnologia da Informação (Detin).

Realizado nos estúdios do Cemeam, os três primeiros episódios serão: “A Seduc está on: plataformas digitais de apoio à educação”, “O Fazer para aprender: laboratórios makers” e “Segurança de rede: a lei geral de proteção de dados”.

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *