Christian Zurita tem 53 anos e é jornalista; votação acontece no dia 20 de agosto
Christian Zurita e Andrea Gonzalez Nader oficializam candidatura à Presidência do EquadorReprodução/Instagram
Christian Zurita e Andrea Gonzalez Nader formalizaram a inscrição da chapa para a disputa à Presidência do Equador no domingo (13). Zurita substitui Fernando Villavicencio como postulante a chefe do Executivo, depois que o jornalista foi assassinado a tiros.
A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) equatoriano confirmou que o partido Movimiento Construye apresentou a documentação necessária.
Ela pontuou que, depois de receber a documentação, o CNE deve apresentá-la a outras instituições responsáveis. Então, após 48 horas, se não houver objeções, ela será apresentada ao órgão pleno da entidade para ser analisada e, se não houver problemas, a candidatura será ratificada.
Vídeo: Quem era Fernando Villavicencio, político morto a tiros no Equador
Um dia antes, o Movimiento Construye havia anunciado que a candidata seria Andrea Gonzalez, uma ativista ambiental que originalmente postulava à vice-presidência na chapa – posição que volta a ocupar.
Zurita também é jornalista e, no passado, colaborou com Villavicencio.
Também no domingo, os outros candidatos participaram de um debate de quase três horas. No início, houve um minuto de silêncio em homenagem a Fernando Villavicencio. O lugar que ele ocuparia no estúdio ficou vazio.