DestaquePolítica

Depois do fracasso da inauguração da Praça Judith Prestes, Bi Garcia amarga nova derrota

Brena Dianná foi a pré-candidata escolhida pelo presidente Lula, apesar dos esforços do prefeito para trazer o Partido dos Trabalhadores para o palanque do inexpressivo Mateus Assayag

O prefeito Frank Bi Garcia tem pisado no acelerador. Inaugura obra na marra para tentar puxar o seu pré-candidato à Prefeitura de Parintins, Mateus Assayag. Apesar do esforço do prefeito, que está sendo um verdadeiro “Severino”, já que faz obra, divulga o candidato nas ruas, grava programa de rádio elogiando o apoiado e ainda investe pesado na divulgação, nada tira Mateus do segundo lugar. O candidato da situação está bem abaixo da líder Brena Dianná. A diferença, conforme a última pesquisa registrada e divulgada em junho, foi 18,64%.

O Partido dos Trabalhadores (PT) deu o “tiro de misericórdia” nas esperanças de Bi Garcia. Neste domingo, (15/07), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, declarou por meio de vídeo que o presidente Lula tem lado na campanha de 2024, em Parintins. O grande líder político, que obteve mais de 82% dos votos em Parintins na eleição para presidente, irá apoiar a jovem e aguerrida vereadora, Brena Dianná para a prefeitura.



Esperto como é, o presidente Lula não iria compartilhar seu prestígio com um candidato, que mesmo estando no seu quarto mandato como vereador, registra rejeição de 41,41% conforme a última pesquisa. Mateus Assayag (PSD), dificilmente, cresceria por causa do grande número de eleitores que o rejeitam, mas poderia puxar para baixo o altíssimo índice de aceitação do presidente na Ilha Tubinambarana.

Além disso, Mateus Assayag, apesar de agora negar aos quatro ventos, até bem pouco atrás fazia parte da legião de seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro, sendo inclusive filiado ao Partido Liberal (PL). Com a mudança de partido, agora integra a base do Partido Social Democrático (PSD), foi uma tentativa desesperada de se colocar com alguma chance no páreo da disputa eleitoral. O que não deu certo.

Vale ressaltar que Mateus se elegeu em 2012 pelo Partido da República, que deu origem ao PL. Na prática, significa que por quase 8 anos, o candidato de Bi Garcia “comeu na cartilha” da direita, dos conservadores. Agora, quando foi de seu interesse, apenas para vencer a eleição, fez de conta que traiu os amigos do 22 e tenta ir a todo custo para o lado do 13. Tanto é uma farsa, que o pré-candidato a prefeito de Manaus, o bolsonarista Alberto Neto (PL), gravou vídeo de apoio com muito elogios ao pré-candidato a prefeito de Parintins, Mateus Assayag. Até parece que os parintinenses não iam perceber a maliciosa estratégia.

Fiasco na inauguração da praça

A inauguração da praça Judith Prestes, no centro de Parintins, no último sábado (13/07), estava programada para ser um grande evento, mais uma forma velada do prefeito e de sua primeira-dama e deputada estadual, Mayra Dias, de fazer campanha positiva para o apagado Mateus.

A prefeitura espalhou cadeiras para tudo quanto é lado, mas às 17h30, quando o prefeito percebeu o fiasco, mandou recolher a metade das cadeiras vazias. Somente ficaram presentes os que são obrigados a permanecer, os funcionários da prefeitura.

Pelo andar da carruagem, o prestígio de Bi vem reduzindo dia após dia. Já não consegue fazer lotar nem uma praça, que dirá influenciar as decisões políticas nacionais e estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *