DestaqueSaúde

Tríplice fronteira: ‘Dia D’ inicia campanha de multivacinação em Tabatinga e conta com apoio da FVS-RCP

Campanha segue até 31 de outubro para ampliar coberturas vacinais

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Crianças e adolescentes residentes na tríplice fronteira, entre Brasil, Peru e Colômbia, tem, neste sábado (21/10), a oportunidade de atualizar os esquemas vacinais no Dia D da multivacinação organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). A campanha de multivacinação segue até 31 de outubro e tem o suporte técnico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Estão disponíveis imunizantes do calendário nacional de vacinação e da Covid-19 para menores de 15 anos. Estrangeiros vindos de Santa Rosa, no Peru, e Letícia, na Colômbia, também podem se vacinar durante a ação. Na abertura do “Dia D”, foram vacinadas crianças e adolescentes dos três países representando o caráter da ação voltado à comunidade fronteiriça.

A iniciativa é destinada a ampliar as coberturas vacinais contra doenças imunopreveníveis. Pela FVS-RCP, técnicos estão em Tabatinga desde o dia 16 de outubro, dando suporte à equipe de profissionais de saúde da Semsa do município e supervisionando os processos de planejamento das ações da campanha, segundo destaca a diretora-presidente da Fundação, Tatyana Amorim.

“A tríplice fronteira é uma região diferenciada, caracterizada por fluxo grande de pessoas transitando entre os países que fazem fronteira com o Brasil naquele espaço. Ampliar as coberturas vacinais é uma estratégia para prevenção de doenças imunopreveníveis e controle dessas doenças”, destaca a diretora Tatyana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *