DestaqueEducação

Idosos participantes de projeto do Governo do Amazonas aumentam qualidade de vida com exercícios aquáticos

Cerca de 70 grupos de idosos são beneficiados com as atividades

FOTOS: Ygson França/Sejusc

A aposentada Ivanilde Araújo, de 62 anos, é hipertensa e sentia dores recorrentes nas articulações. Há pouco mais de um ano, iniciou as atividades no projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo e hoje já conta as melhorias: “sentia dores por conta da artrose e com o passar do tempo, elas foram desaparecendo”, comemora. 

As atividades de hidroginástica agora são realizadas no Centro Integrado de Cuidados para Idosos e Pessoas com Deficiência (CECIPcD), inaugurado no início deste mês pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), na rua Marquês de Quixeramobim, 210, Conjunto Parque das Laranjeiras, bairro Flores, na zona centro-sul de Manaus.

A prática tem demonstrado um impacto positivo no cotidiano de idosos que possuem mobilidade reduzida, portadores de deficiência. Ivanilde recorda que antes das aulas foi diagnosticada com depressão, hipertensão e enfrentava desafios de mobilidade no joelho devido à artrose.

Com entusiasmo, ela conta que sua condição emocional e motora melhorou consideravelmente graças ao projeto e às sessões de hidroginástica. 

“No início, eu sentia dores por conta da artrose e com o passar do tempo, elas foram desaparecendo. Minha hipertensão também melhorou bastante e eu só tenho a agradecer ao projeto e considero aqui uma segunda familia”, comemora a aposentada.

O CECIPcD atende idosos que fazem parte do “Vida e Saúde do Idoso Ativo”. As sessões de ginástica aquática são realizadas em uma piscina adaptada, com a supervisão de um profissional de educação física, que adapta os exercícios de acordo com as limitações individuais de cada idoso. Atualmente, 69 grupos de idosos participam das atividades. 



As aulas de hidroginástica acontecem nas terças e quintas-feiras para os participantes do projeto e aos sábados para os idosos da comunidade, que residem nas proximidades do CECIPcD. 

A coordenadora do projeto, Rebeca Oliveira, explica os benefícios das sessões, como o fortalecimento muscular, a consciência corporal e o relaxamento. 

“As atividades atuam promovendo saúde para os nossos idosos, a hidroginástica fortalece a musculatura, promove consciência corporal ao idoso, ajuda a evitar lesões. Além disso, a atividade promove uma sensação de calmaria, de relaxamento e vai ativar o emocional de forma positiva desses idosos”, complementa a coordenadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *