DestaqueEsporte

Delegação amazonense participa da cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2023

A solenidade marcou o início oficial da 16ª edição do evento. Competições já iniciam nesta quinta-feira (31/08)

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Representantes da delegação amazonense de paratletismo estiveram juntos às equipes de dez estados brasileiros na solenidade de abertura das Paralimpíadas Escolares 2023, em Brasília. O evento marcou o início oficial da 16ª edição dos jogos, que já têm competições nesta quinta-feira (31/08) no atletismo, na bocha e na natação.

Com representantes também do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal, o evento contou com a participação de ex-paratletas escolares e também com o tradicional desfile de bandeiras.

“A atividade física é uma ferramenta de inclusão social. Aqui, queremos sim formar atletas paralímpicos, mas, acima de tudo, promover a prática esportiva como meio de inclusão. Esse é o nosso objetivo”, destacou o diretor de desenvolvimento esportivo do CPB, Ramon Pereira. 

Expectativas

Com as competições se aproximando, o chefe da delegação do Amazonas, o professor da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Joniferson Vieira, contou que a equipe está com disposição e esperança. 

“Foi uma abertura emocionante que nos fez pensar em todo trabalho desenvolvido nos últimos anos. Estamos com a maior delegação da história do estado, e nosso objetivo com certeza é superar o número de medalhas conquistadas no ano passado”, ressaltou o professor. 



Responsável por carregar a bandeira do Amazonas durante o desfile das delegações, o aluno Adriano Moura, 17, vem aproveitando a  sua 4ª e última edição de Paralimpíadas Escolares.

“Estou no final da minha idade escolar, mas gostei muito do que vivi durante esses anos. A sensação de carregar a bandeira do Amazonas é muito boa e quero continuar representando meu estado no mundo inteiro, em qualquer lugar que eu vá”, compartilhou o aluno-atleta da Escola Estadual Padre Pedro Gislandy, em Manaus. 

As disputas ocorrerão em dois locais distintos, durante dois dias inteiros. O atletismo e a bocha ocorrerão no Centro Interescolar de Esportes (Cief) e a natação no Clube do Exército.

A delegação do Amazonas, que conta com 48  integrantes, entre paratletas e comissão técnica, tem previsão de retorno à capital amazonense no próximo sábado (02/09).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *