DestaqueSaúde

Ortopedia: Paciente do RespirAR com membro inferior amputado volta a andar com reabilitação e prótese

Ana Laura recebeu este ano uma prótese do Governo do Amazonas, por meio da Oficina Ortopédica

Com membro inferior direito amputado, devido a um acidente, Ana Laura, de 15 anos de idade, recebe tratamento especializado pelo Programa RespirAR para o fortalecimento muscular e equilíbrio. A paciente conta com o suporte de profissionais de fisioterapia e atividade física para adaptação à sua nova prótese, produzida pela Oficina Ortopédica da Policlínica Colônia Antônio Aleixo.

“O Governo do Amazonas, por meio do Programa RespirAR, tem transformado a vida de muitos pacientes como da Ana Laura. Temos priorizado o bem-estar e a inclusão de todos os cidadãos a uma vida com mais qualidade. E histórias como essa reafirmam a importância de investir em programas de saúde e reabilitação de excelência”, disse Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desposto e Lazer (Sedel)

A paciente chegou ao RespirAR em 2022 e, há cerca de um ano, tem sido acompanhada por uma equipe formada por fisioterapeutas e profissionais de educação física, que traçaram um plano de reabilitação específico, considerando as necessidades de fortalecimento muscular e equilíbrio da paciente para adaptação gradual ao uso da prótese, em diferentes situações e ambientes.

“Depois que ganhei minha prótese, senti mais confiança, comecei a fazer exercício e consegui ter mais equilíbrio, me sinto mais feliz”, disse Ana Laura, que faz tratamento de reabilitação da perna, que sonha um dia voltar a correr.

A fisioterapeuta Helen Cristina destaca que o processo de reabilitação da Ana Laura tem sido realizado em etapas. O tratamento da Ana consiste no antes e depois do uso da prótese. A segunda etapa consiste em treinos de equilíbrio e de marcha para devolver a funcionalidade da do membro amputado”, disse a profissional do RespirAR.

“Estou muito feliz de ver minha filha caminhando novamente para ver ela sorrir de novo, graças ao programa RespirAR. Agradeço ao governador Wilson Lima por esse Programa, desejo que esse trabalho possa crescer cada vez mais e ajudar as pessoas que precisam”, declarou o Josenildo de Souza, pai da Ana Laura.



Próteses

A Oficina Ortopédica, que funciona na Policlínica Colônia Antônio Aleixo, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi inaugurada em 2013, sendo a única do Amazonas que oferece o serviço com próteses para membros inferiores e órteses (aparelhos de uso provisório que visam alinhar, corrigir ou regular uma parte do corpo).

O diretor da Policlínica Colônia Antônio Aleixo, Cezar de Carvalho, destaca a importância do trabalho integrado. “Essa união, RespirAR e Oficina Ortopédica, trouxe uma nova perspectiva na reabilitação. Trazendo a prática da atividade física na melhoria da qualidade de vida dos reabilitados”, disse o diretor.

FOTOS: Mauro Neto/Sedel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *