CidadeDestaque

Sema realiza encontro com representantes das Associações-Mães das Unidades de Conservação do Amazonas

Cerca de 17 diretorias se reuniram no auditório da Sema para discutir sobre a administração das UCs

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) promoveu na quarta (12/07), quinta (13/07) e sexta-feira (14/07), o encontro com representantes das Associações-Mães das Unidades de Conservação do Amazonas, no auditório da Sema. A ideia do evento é aproximar as associações da Sema, de forma a ouvir as principais demandas e os caminhos para solucionar estes problemas. As Associações-Mães como instituição detentora da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) possuem papel relevante na gestão das unidades de conservação, em conjunto com a Sema.

O encontro reuniu 17 diretorias destas instituições, que participaram de forma ativa das discussões previstas no cronograma do evento. Entre as pautas estão: projetos do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), captação de recursos por meio de associações, índices de desmatamentos e queimadas nas UCs, fiscalização e segurança pública.

Segundo o coordenador do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), Gleidson Aranda, um dos objetivos do encontro é mostrar as ações da Sema por parte dos outros departamentos, tais como: REDD+, Cadastro Ambiental Rural de Povos e Comunidades Tradicionais, Agente Ambiental Voluntário, Campanha Floresta faz a Diferença, programas que auxiliam na administração dessas unidades.

“Outro ponto importante do encontro é demonstrar que a Sema não trabalha isolada na gestão das UCs, mas que dependemos de outros órgãos governamentais para implementação de políticas públicas e para repassar as informações de como as associações devem fazer, e de como buscar esses outros órgãos”, destacou.

No encontro, a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, foi importante para entender sobre as expectativas das próximas ações nas Unidades de Conservação do estado.

“Neste encontro jogamos limpo sobre vários temas. No fim, é obrigatório o consenso e o compromisso de implementação das ações pactuadas. Falamos dos avanços na regularização fundiária e ambiental das nossas UCs e também do edital dos projetos de REDD+. Mas, também, registramos os desafios de garantir que todas as políticas públicas do estado alcancem 100% dessas comunidades” disse o secretário.



Unidade Conservação do Estado do Amazonas
A Sema realiza a gestão de 42 unidades de conservação (UCs), sendo oito de proteção integral e 34 de uso sustentável, totalizando 18.907.378,34 hectares de floresta legalmente protegidos, o que representa 12,13% da área do Estado.

Além de realizar a manutenção da floresta e garantir a conservação dos recursos naturais, por meio de políticas públicas, gestão, projetos, monitoramento e áreas protegidas, a Sema também trabalha para a melhoria da qualidade de vida da população que tem no patrimônio florestal o seu maior bem.

Para fortalecer a gestão das UCs, a Sema emprega continuamente esforços para a realização de diagnósticos, estudos biológicos, sociais e fundiários para a elaboração e aplicação dos planos de gestão dessas unidades.

Foto: Divulgação/Sema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *