Em pronunciamento no canal oficial Globo Visión na noite de segunda (2/9), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a antecipação do Natal no país, para 1º de outubro.
No vídeo, Maduro diz:
“É setembro e já cheira a Natal, e por isso este ano, em homenagem ao povo combativo, em agradecimento a vocês, vou decretar o Natal para o dia 1º de outubro; chegou o Natal com paz, felicidade e segurança. O Natal começa em 1º de outubro”.
Ele então é aplaudido pelos espectadores que o assistiam.
A antecipação é vista como uma manobra para desviar atenção da população para o aumento da pressão internacional sobre o governo Maduro, ainda muito contestado após a recente eleição presidencial no país. A proclamação de Maduro como presidente, sem apresentação das atas eleitorais e em meio a um clima de desconfiança, gerou protestos pelo país que resultaram em prisões e mortes.
Essa não é a primeira vez que Maduro antecipou o Natal: O governo já tinha feito isso em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, também para desviar atenção dos graves problemas do país no enfrentamento da crise de saúde; e em 2021.
Com informações de Exame.