Sob a gestão de Patrícia Lopes, Presidente Figueiredo se torna referência em empreendedorismo e desenvolvimento na região Norte

Terra das Cachoeiras foi a primeira cidade amazonense a aderir ao Cidade Empreendedora, em 2023, beneficiando cerca de 1,5 mil empreendedores em mais de 100 atividades econômicas

Primeiro município do Amazonas a aderir ao programa Cidade Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae-AM), Presidente Figueiredo se tornou referência na região Norte e, será o principal caso de sucesso que será apresentado durante o Encontro de Desenvolvimento Territorial da Região Norte, que acontecerá nos dias 13 e 14 de março, no Amazonas.

Na abertura, dia 13, haverá uma imersão na sede da instituição, na capital amazonense, onde os gestores farão apresentações das iniciativas que geram impacto nos estados da Região Norte e, no dia 14, a atividade acontecerá no município de Presidente Figueiredo.

De acordo com a diretora superintendente do Sebrae/AM, Ananda Carvalho, a escolha do Amazonas para sediar o evento se deu muito mais, por conta dos resultados alcançados pelo programa em Presidente Figueiredo, o primeiro município a aderir ao programa e, que atualmente, vem sendo irradiado para os outros municípios do Estado, promovendo grandes transformações.

“O Cidade Empreendedora aposta no desenvolvimento territorial, como um catalisador do progresso dos territórios; estamos não apenas investindo no presente, mas também construindo um futuro mais próspero e sustentável, tanto para a população quanto para os micros e pequenos empreendedores”, destaca Ananda Carvalho.

Implantado pela prefeita Patrícia Lopes em 2023, o Cidade Empreendedora beneficiou, diretamente, cerca de 1,5 mil empreendedores, com mais de 100 atividades executadas em eixos estratégicos. O trabalho foi executado de forma coletiva, a partir do mapeamento de demandas e soluções, apontados pelas secretarias municipais de Turismo (Semtec), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Educação (Semed), Esporte e Lazer (Semjel), Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Produção Rural (Semada), com diversas capacitações, consultorias e visitas técnicas.

A gestora acredita que o evento é uma oportunidade de apresentar os indicadores do Cidade Empreendedora que, apesar dos desafios logísticos, estão sendo executados com excelência nas localidades.

“Para nós, é também um termômetro de que as nossas estratégias locais, para levar desenvolvimento aos municípios e políticas públicas que auxiliem às cidades a promover o empreendedorismo, como opção de renda e geração de emprego, estão no caminho certo”, explica a superintendente.

Cidade Empreendedora

Com uma população de mais de 17 milhões de habitantes e um total de mais de 2,8 milhões de empreendedores, dados de 2022, a Região Norte possui um forte potencial de crescimento social e econômico.

No estado do Amazonas, o desenvolvimento territorial emerge como uma ferramenta essencial para promover a qualidade de vida da população, impulsionar a geração de emprego e renda, abrir novas oportunidades e fomentar o ambiente de negócios.

Além de diversas iniciativas para fomentar o desenvolvimento territorial em cada estado. No Amazonas, o programa Cidade Empreendedora desempenha um papel fundamental, atuando em 11 municípios, no ano de 2023, impactando diretamente mais de 6 mil pessoas através de 800 ações, o programa demonstrou sua eficácia na promoção do desenvolvimento territorial.

Com a expansão para 15 municípios em 2024, o alcance e os benefícios do programa tendem a se multiplicar.

Por meio do encontro, a expectativa também é implementar mais estratégias que levam em consideração as características e potencialidades de cada região, visando o crescimento econômico sustentável e inclusivo.

A gestora estadual do Cidade Empreendedora, Karina Carvalho, explica que o programa é uma iniciativa que está atuando em políticas públicas e ajudando vários municípios do estado nas principais questões sociais e econômicas.

Sobre o evento

O Encontro de Desenvolvimento Territorial da Região Norte terá dois dias de programação. No primeiro dia, haverá uma imersão na sede da instituição no Amazonas, onde os gestores farão apresentações das iniciativas que geram impacto nos estados da Região Norte. No segundo dia, a atividade acontecerá no município de Presidente Figueiredo.

Participarão do evento, além do Sebrae-AM, anfitrião, dirigentes e técnicos das unidades dos estados do Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá e Tocantins. O objetivo é trocar experiências, compartilhar conhecimento e estimular iniciativas que fortaleçam a Região Norte nessa temática, sobretudo do Programa Cidade Empreendedora e Territórios Empreendedores.

Fotos: Divulgação

Compartilhar este Artigo
Deixe um comentário

X