A engenheira civil Magda Chambriard, de 67 anos, é a nova presidente da Petrobras. Graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com pós-graduação em engenharia química, Magda tem uma longa trajetória na empresa e no setor de energia do país.
Magda iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, atuando como engenheira estagiária. Em 2002, migrou para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde começou como assessora da diretoria. Em 2008, após aprovação em sabatina no Senado Federal, assumiu o cargo de diretora da ANP, e em março de 2012, foi nomeada diretora-geral, substituindo Haroldo Lima.
Filha de Sérgio Raul de Barros Regina, advogado e professor de língua portuguesa, e Cândida Alves de Barros Regina, Magda traz um legado de dedicação ao setor energético. Seu sobrenome Chambriard vem do cirurgião Claude Jacques Chambriard, com quem foi casada.
Magda Chambriard substitui Jean Paul Prates na presidência da Petrobras. Prates foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de terça-feira (14/5). Ele havia assumido o cargo em janeiro de 2023.