Pesquisa recente de intenções de voto divulgada pela Instituto Real Time Big Data revela que o senador Omar Aziz (PSD) é o que apresenta a maior rejeição entre todos os pré-candidatos ao Governo do Amazonas para as eleições do próximo ano.

Aziz acumula 41% de rejeição, enquanto sua principal adversária na disputa, Professora Maria do Carmo (PL) apresenta apenas 23%, com ampla margem de crescimento para intenções de voto.
A pesquisa também levantou outros possíveis nomes para a disputa ao governo, como do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que aparece com 36% de rejeição; o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), com 30%; e o vice-governador Tadeu de Souza, com 17% de rejeição.
O cientista político, professor Helso Ribeiro, explica que toda pesquisa avalia um determinado momento, e ainda há um longo período até as eleições. Mas, ele considera que todo cenário de rejeição é um impeditivo de crescimento.
“A refeição deve ser um ponto muito analisado pelos futuros candidatos, porque é um fator impeditivo de crescimento, mostrando que determinado percentual não quer determinado candidato”, destaca o especialista.
Por outro lado, Helso reforça que aqueles que apresentam a menor rejeição têm um maior potencial de crescimento. “É preciso observar as próximas pesquisas para avaliar possíveis mudanças de cenário”, finaliza.
Na sexta-feira, 10/10, Alberto Neto informou em entrevista à imprensa que não será candidato ao governo, reforçando seu nome ao Senado, fechando a dobradinha com a Professora Maria do Carmo para governo.
Polêmicas
Aziz foi já foi governador do Amazonas, de 2010 a 2014, tendo sua gestão marcada pelo abandono da obra da Cidade Universitária e pela operação Maus Caminhos, que investigou esquema de desvio de recursos públicos destinados à saúde no Amazonas entre os anos de 2014 a 2016.
IMAGEM: Instituto Real Time Big Data