Os moradores do bairro Nova Conquista, que não foram beneficiados pela Prefeitura de Parintins com o documento de posse do terreno, pediram apoio da vereadora e pré-candidata a prefeita, Brena Dianná
A Prefeitura de Parintins anunciou a entrega de títulos definitivos de terra para moradores dos bairros Pascoal Alaggio, Nova Conquista e Lady Laura, no dia 05/07. No entanto, nem todos os moradores do Nova Conquista foram beneficiados com a ação. No bairro, moram 200 famílias, cerca de 60 não receberam o documento.
Mesmo quem agora dorme tranquilo por estar regular e não temer ser retirado da terra onde fixou residência, não está plenamente feliz. O motivo está nas ruas cheias de mato, poças de água, ausência de calçadas. O casal Juliane Pimentel e Douglas Pinheiro lamentam a falta de infraestrutura. “Temos dois filhos pequenos, que estudam na Alvorada e Lila Maia. Quando chove, é muito difícil sair com eles. Fica mais cheio de lama ainda e alaga em muitos pontos”, explicou a dona de casa Juliane, com apoio do marido Douglas, que é pedreiro. “Com muito esforço construí a nossa casa, mas ela tem pouco valor numa rua ruim como essa. Se a prefeitura colocasse as máquinas aqui, tudo melhorava”, disse Douglas.
Na mesma rua 8 ou rua Esperança, como chamam alguns, mora a dona de casa Sâmia de Souza com o marido, que é vendedor de comida e os quatro filhos menores. Ela também reclamou do descaso da prefeitura com as demandas dos moradores. “É muito ruim quando chove. Ninguém quer fazer entrega aqui. A água vem pouca e fede muito. Minhas crianças (de 9, 7, 3 e 1 ano) vivem com diarreia. A gente vai na Tia Leó (Policlínica) e encontra médico, mas falta remédio. Mandam a gente para longe, para outros postos. Às vezes, a gente acha remédio, outras não”, lamentou a mulher.
Resgate da esperança
Sâmia, mesmo vivendo na rua da Esperança, vinha perdendo a fé ao ver o sofrimento dos filhos. Nesta quarta-feira (10/07), a visita da vereadora e pré-candidata a prefeita de Parintins, Brena Dianná, devolveu a jovem de 24 anos o otimismo em relação ao futuro. “Acho que ela tem muita chance de ser prefeita. Ela não tem medo. Ela fala o que pensa. Ela tem força para cuidar da gente”, declarou com convicção.
A esperança de Sâmia na condução séria e eficiente de Brena à frente da Prefeitura de Parintins é compartilhada por Renner Menezes Martins, 18 anos. “Meus pais me falaram da Brena. Eu passei a acompanhar o trabalho dela. Eu vejo que ela tem boas propostas, mas o prefeito barra tudo. Como ela é jovem, pode ser diferente dos outros”, afirmou o estudante.
Para um grupo de mulheres, a pré-candidata garantiu que utilizará todos os mecanismos possíveis para resolver a situação do bairro Nova Conquista. “Vamos consultar o setor jurídico, vamos buscar as autoridades responsáveis para resolver a situação da titularidade em definitivo. A infraestrutura das ruas, das calçadas e o tratamento da água serão nossa prioridade aqui. Desde o primeiro dia, vamos trabalhar. Vamos tirar o lixo, o mato das ruas. A prefeitura, se quisesse de fato, já poderia ter feito isso. Nós, juntos, vamos fazer quando estivermos lá”, garantiu a pré-candidata.