O projeto é amparado pelo Programa Ciência na Escola, da Fapeam
Incentivar a formação de multiplicadores sobre a prática do desenvolvimento sustentável por meio de pesquisa, produção de vídeos e ações criativas de conscientização, utilizando os princípios da produção audiovisual e educação ambiental, foram os objetivos de um projeto apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam).
O projeto intitulado “Luz, Câmera, Conscientização: facilitando o acesso às informações científicas sobre Educação Ambiental na Escola Estadual Nathália Uchôa”, amparado pelo Programa Ciência na Escola (PCE), da Fapeam, com a duração de seis meses, contou com a realização de oficinas e vídeos sobre Educação Ambiental que tiveram o intuito de estimular os estudantes para a adoção de hábitos capazes de promover a sustentabilidade da Amazônia por meio da preservação ambiental. O projeto envolveu estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Nathália Uchôa – Coordenadoria Distrital 2
A coordenadora do projeto, a professora de Arte Denise Gomes, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, destaca que a proposta está inserida nos esforços dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar em todas as idades; assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e assegurar padrões de produção responsáveis e de consumo sustentáveis.
“O objetivo do projeto Luz, Câmera, Conscientização foi alcançado, conseguimos incentivar a formação de multiplicadores sobre a prática do desenvolvimento sustentável por meio da produção de vídeos, utilizando os princípios da Produção Audiovisual e Educação Ambiental”, comemora a coordenadora, ao acrescentar que os vídeos tiveram um resultado excelente com abordagens de temas atuais e importantes, como inclusão, reciclagem, saúde, sustentabilidade e outros.
Metodologia
De acordo com Denise, para alcançar os objetivos propostos, foram desenvolvidas duas etapas diferentes. Na primeira fase, foram feitas palestras sobre educação ambiental, com o intuito de estimular os estudantes para a adoção de hábitos capazes de promover a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos, bem como o consumo econômico de água, garantindo a sustentabilidade da Amazônia por meio da preservação ambiental.
A segunda fase foi constituída por oficinas de produção audiovisual, ministradas por professores dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Essa etapa consistiu em exposições teóricas e exercícios práticos sobre os temas organizados em torno do conteúdo programático. Nessa etapa, buscou-se apresentar todas as etapas de produção de um vídeo, apresentando aspectos sobre a linguagem audiovisual aplicada ao tema da sustentabilidade.
Denise Gomes ressaltou sobre a importância da Fapeam em apoiar projetos como esse. “Acredita-se que o ambiente escolar foi impactando positivamente ao respeito ao verde e houve um aprendizado por parte de todos os envolvidos no processo. Sem o apoio da Fapeam não seria possível a realização deste Projeto”, concluiu a professora.
Um total de cinco vídeos foram produzidos pelos envolvidos no projeto e podem ser acessados no Canal do YouTube da coordenadora do projeto: https://www.youtube.com/@profa.denise.arte.manaus ou nos links: