Eleições 2024 – O pré-candidato a vereador de Manaus, delegado Marcelo Dias, tem como bandeira a permanência das escolas cívico-militares na capital amazonense.
A prova são suas últimas manifestações em suas redes sociais. Em um vídeo, Marcelo Dias reforçou que as instituições são Imbuídas de valores como respeito e disciplina, valorização do ensino, do conhecimento e da dedicação ao estudo, além de terem obtido bons resultados na melhoria da educação, como confirma o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
ASSISTA O VÍDEO:
Como vereador, delegado Marcelo Dias continuará sendo defensor das instruções no âmbito municipal.
SOBRE O PROGRAMA
Criado em setembro de 2019 por meio de decreto, o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares começou a ser executado em 2020.
Na época, ele foi proposto sob a justificativa de diminuir a evasão escolar e inibir casos de violência a partir da disciplina militar. Desde o início, o modelo recebeu críticas de especialistas.
O Pecim estabeleceu uma cooperação entre MEC e Ministério da Defesa para dar apoio às escolas que optassem pelo modelo, bem como na preparação de equipes civis e militares para atuar nas instituições.
Na parte pedagógica, o programa definiu que a responsabilidade continuava com os educadores civis. A gestão administrativa, entretanto, passou a ser feita por militares.