O Instituto Pontual Pesquisas realizou um novo estudo eleitoral para a disputa da Prefeitura de Manaus nas eleições de 2024.
O levantamento estatístico ouviu 1.066 eleitores de forma presencial em 63 bairros da capital amazonense, divididos em 06 zonas, entre os dias 12 e 16 de abril e coletou intenções de votos para os seguintes pré-candidatos: Amom Mandel, David Almeida, Alberto Neto, Roberto Cidade, Marcelo Ramos, Maria do Carmo e Wilker Barreto. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº AM-09521/2024, obedecendo assim a legislação vigente e cumprindo o rigor metodológico necessário para atender às resoluções específicas.
Em comparação com a pesquisa divulgada em março, a influência do ex- presidente Bolsonaro diminuiu, mas, continua sendo mais influente que Lula nas decisões do eleitorado. De acordo com a pesquisa, caso Bolsonaro decida apoiar um candidato a prefeito as intenções de voto ficariam:
39,7% dos eleitores afirmaram que aumentaria sua vontade de votar no candidato apoiado por Bolsonaro. Em contraponto, os eleitores que afirmaram que diminuiria sua vontade de votar foram 31,9%. Já 25% responderam que seria indiferente o apoio do ex-presidente e os que não responderam ou não sabem representam 3,4%.
Lula aumentou seu poder de influência na capital amazonense, porém, ainda não tem o mesmo impacto que Bolsonaro. No caso de Lula decidir apoiar um candidato, os eleitores afirmaram que 30,7% aumentariam a sua vontade de votar no candidato apoiado pelo presidente. Os que diminuiria sua vontade de votar são 41,8%. Os eleitores que afirmaram que seriam indiferente são 24,8% e os que não responderam ou não sabem representam 2,7%.