Eleições 2024 – O início da campanha eleitoral foi marcado por uma possível perseguição política no interior do Amazonas. Desta vez envolvendo o atual prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim e o candidato a prefeito, Arnoud Lucas.
Após quase quatros anos no poder, Mário Abrahim, por meio da secretaria de meio ambiente, decidiu instalar agora uma câmera em frente ao comitê de campanha do seu principal concorrente.
Mas o questionamento fica, por quê só agora a prefeitura decidiu instalar a câmera? O real motivo será perseguição política?
A ação deve ter o objetivo de “fiscalizar” as ações de Arnoud Lucas com o foco de tentar identificar alguma arbitrariedade ou irregularidades.
Em vídeo, Arnoud Lucas afirma: “Pode botar, meu amigo. Aqui a gente não faz nada de irregular não”.
O que é Perseguição política:
Perseguição política o ato deliberado de um Estado ou governo de perseguir grupos ou indivíduos opositores ao regime que se encontra no poder. Suas manifestações e formas divergem, mas se dão geralmente como violações dos direitos humanos, abuso da privacidade de indivíduos e organizações, violência do aparato policial e cassação de direitos políticos.
Conforme o autoritarismo do regime em questão se intensifique, a perseguição política pode chegar aos extremos da utilização de práticas de tortura e o assassinato dos dissidentes políticos. Também em alguns casos a perseguição não se dá apenas contra os opositores de um regime, mas se estende até mesmo para a população geral.