Perfuração de novos poços vai ampliar produção de água e regularizar abastecimento, anuncia SAAE-PF

Novo poço já está sendo construído no bairro Galo da Serra, onde está o maior grupo consumidor do municipio, que registrou um crescimento no número de usuários na ordem de 2.800%, desde 1987

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Presidente Figueiredo (SAAE-PF) informou nesta quinta-feira (25/7) que vem realizando uma serie de investimentos para ampliar a oferta de água potável à população, que, nos últimos meses vem sendo afetada pelas constantes interrupções no abastecimento.


De acordo com a diretora Roselene Pesqueira Lima, nos últimos meses, o SAAE-PF tem identificado dificuldades crescentes em atender à demanda municipal de água, culminando em estudos que revelaram comprometimentos no sistema de abastecimento. A principal fonte de água, Santa Cláudia, continua produzindo no nível de 1987, apesar de um aumento exponencial no número de conexões e consumo, que cresceu 2.800% desde então.


Diante da urgência em solucionar o problema, Roselene Pesqueira Lima, informa à população que estão sendo adotadas diversas medidas para garantir a regularidade no fornecimento de água, com a perfuração de novos poços em pontos estratégicos para reforçar o abastecimento. O primeiro deles já está sendo perfurado no bairro Galo da Serra I, um dos maiores consumidores de água do municipio.


“Além do aumento no número de novos consumidores, nós temos em Presidente Figueiredo, um consumo bem acima da média nacional. Enquanto uma casa em média no Brasil consume em torno de 20 mil m3 de água por mês, aqui no nosso municipio é consumido em torno de 39 mil m3 de água por residência ao mês”, explica Roselene Pesqueira.
Outra medida já tomada foi a aquisição de um gerador de alta potência para sustentar as operações das bombas, na Fonte Santa Cláudia, tendo em vista que a falta de energia tem sido um fator crítico, afetando a distribuição.


Para expandir a rede de distribuição, está sendo instalado um sistema de e água encanada na Comunidade Maroaga, reduzindo a dependência dos poços da sede. Também estão sendo adquiridas novas bombas e equipamentos para melhorar a eficiência na distribuição.
Em paralelo estão sendo intensificados os serviços de manutenção preventiva nos pontos de alimentação elétrica das bombas, minimizando falhas operacionais, e a realização de limpeza das caixas d’água e reservatórios por todo o município.


O SAAE-PF também firmou parceria com a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) para implantação de projetos de viabilidade técnica nas Estações de Distribuição de Água.

Compartilhar este Artigo
Deixe um comentário

X