Roberto Cidade se reúne com escolas de samba e firma compromisso de fortalecer Carnaval de Manaus

Para dirigentes das agremiações, atual gestão da Prefeitura prioriza artistas de fora em vez dos locais

O candidato a prefeito de Manaus Roberto Cidade (União Brasil) firmou o compromisso de fortalecer o carnaval da capital durante reunião com dirigentes das escolas de samba na manhã desta quarta-feira (28/08). Lideranças de três associações que representam as agremiações dos Grupos Especial e de Acesso criticaram a condução da área cultural pela atual gestão municipal e entregaram uma pauta com propostas de melhorias.

As escolas de samba buscam valorização e um planejamento para resgatar o desfile da capital amazonense e colocá-lo entre os principais do país. Uma das maiores críticas à atual gestão se refere à condução enviesada da cultura, que priorizou eventos com artistas estrangeiros em detrimento dos artistas e da cadeia da economia criativa manauara.

“É lamentável o que a atual gestão está fazendo. O que o atual prefeito fez com o carnaval de Manaus é um absurdo. Tenham certeza de que estou ao lado de vocês e vou ser parceiro, para colocar para funcionar de novo o carnaval”, disse Roberto Cidade.

Participaram do encontro o presidente da escola de samba Alvorada, Mário Jorge, representado o Grupo Especial; o presidente do Grupo de Acesso Oficial de Cultura Popular, Dudson Carvalho; e o presidente da União das Escolas de Samba do Amazonas, Aluízio Junior. Dirigentes e integrantes das agremiações também estiveram na reunião. “Tem que trazer alguém diferente para agir diferente. Não tem condições de termos um prefeito que tem preferencias culturais”, afirmou Mário Jorge.

Carnaval sem apoio

Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Manaus deixou os artistas locais de escanteio. Com a realização do Sou Manaus, a gestão David Almeida pretende gastar quase R$ 7 milhões este ano. Isso é o dobro do que foi investido no carnaval.

Enquanto as agremiações carnavalescas da capital manauara geram empregos e movimentam uma cadeia produtiva existente no entorno do carnaval, o Viradão Cultural emprega a maior parte dos recursos pagando cachês para artistas consagrados. No ano passado, a contratação do DJ europeu David Guetta impôs uma despesa estimada em R$ 6 milhões aos cofres públicos municipais.

“É preciso olhar com carinho para as escolas de samba que estão trabalhando nas comunidades, com costureiras, artesãos. Eu sou artista visual e sei a importância dessas escolas de samba para os artistas”, ressaltou Dudson Carvalho.

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus. Além do União Brasil, fazem parte o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Compartilhar este Artigo
Deixe um comentário

X