Bi Garcia demora mais de 4 anos para fazer muro de arrimo e população não confia na durabilidade da obra

O prefeito Frank Bi Garcia entregou o muro de arrimo e reinaugurou a praça Judith Prestes, mais conhecida como Praça do Comunas, ambos na orla de Parintins. O que parece o fim de uma longa espera de mais de 4 anos, com resultado positivo, é o desfecho de uma série de informações desencontradas. População está desconfiada quanto a durabilidade, já que o muro caiu pelo menos duas vezes durante a realização dos serviços.

Conforme matéria da própria Prefeitura enviada à imprensa “Com recursos próprios, Prefeitura de Parintins entrega mais dois trechos do muro de arrimo”, prefeito Bi Garcia alardeou para os quatro ventos que o dinheiro aplicado não tinha outro pai, que não ele mesmo. Não é verdade. Bi, o esquecido, não falou que a obra foi realizada por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) nº 05/2020-SEINFRA, avaliada em mais de R$ 2,3 milhões.

O pior de tudo é quando se toma o protagonismo para si e rouba o brilho de amigos, como o senador Omar Aziz. Em outubro de 2021, quando aconteceu mais um desabamento, a assessoria do prefeito Bi Garcia divulgou para um site local a justificativa para a obra mais uma vez ficar parada: “O município aguarda a liberação de emenda do senador Omar Aziz para a recuperação da área. Toda a orla da cidade será recuperada”. Quando questionado se a prefeitura não teria autonomia para iniciar a recuperação, a assessoria reafirmou que toda a recuperação só seria realizada com recursos dessa emenda. Se a obra só daria continuidade se o senador injetasse o capilé e ela prosperou, significa que Omar fez a parte dele e conseguiu o recurso, mas na hora de ganhar os louros, ficou no anonimato por causa do ego inflado de Bi Garcia.

Nos períodos em que a obra desabou, sabe quem era o secretário de Obras de Parintins? O engenheiro e vereador Mateus Assayag, que no lugar de elaborar projetos seguros e garantir a plena execução, fez a seguinte declaração, em janeiro de 2020: “Diferente do que está sendo noticiado, não houve nenhum desmoronamento na obra. Os trabalhos estão em ritmo acelerado. Dentro de quatro meses estaremos com esse trecho totalmente revitalizado e seguro”, disse o secretário municipal de Obras Mateus Assayag.

No dia da declaração, recentemente o muro tinha desabado. E a outra afirmação de que levaria apenas quatro meses conforme previsão do experiente engenheiro e secretário de Obras, Mateus Assayag, não se concretizou. Levou mais de 4 anos para ficar pronta. Não é à toa que quem mora na área tem medo. Difícil confiar em quem não consegue nem exercer direito a própria profissão.

Compartilhar este Artigo
Deixe um comentário

X