Hemoam realiza treinamentos com servidores para atuação em emergências, desastres e catástrofes

Treinamentos foram divididos em etapas e envolveram mais de 400 servidores

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) realizou uma série de eventos visando o treinamento de gestores, brigadistas e servidores para atuarem em casos de emergência, desastres e catástrofes. Os treinamentos iniciaram semana passada e seguiram até esta sexta-feira (15/03).

O objetivo é capacitar os servidores para responderem rapidamente às situações emergenciais, com proteção à integridade física, mitigação de danos, proteção ao patrimônio e continuidade das operações e atendimentos. No total, mais de 400 servidores foram envolvidos.

“Esse treinamento é importante para todo o Hemoam, para que possamos ter respostas rápidas a ocorrências de qualquer natureza que possam acontecer, para que possamos garantir a segurança de todos os servidores, pacientes e do Hemoam em si”, destacou a diretora-presidente do Hemoam, dra. Socorro Sampaio.

Etapas
Os treinamentos foram divididos em três etapas. O primeiro foi a formação de brigadistas para atuarem em caso de incêndio e emergência. Foram duas turmas e um total de 93 servidores capacitados de forma teórica e prática.

O segundo momento foi o treinamento do Plano de Atendimento a Emergências, dividido em dois dias, com 12 turmas em cada dia, voltado a todos os servidores da instituição. O Plano contempla estratégias e informações que permitam a adoção de procedimentos a serem adotados em casos de acidentes e situações emergenciais.

O terceiro evento foi o Plano de Gerenciamento de Desastres e Catástrofes, direcionado para gestores, no sentido de discutir as estratégias e padronização de ações de resposta e gerenciamento de desastres, de qualquer natureza ou tamanho.

Simulado
O simulado de abandono de área será a etapa final de treinamento, simulando a evacuação numa eventual situação de emergência, para avaliar a eficiência do treinamento e desocupação das instalações do Hemoam.

Quando o sistema de alarme disparar, todos deverão seguir as instruções dos brigadistas e evacuar os setores. A data do simulado não será divulgada antecipadamente.

FOTOS: Rafael Marques/Hemoam

Compartilhar este Artigo
Deixe um comentário

X