Grupo de Mateus Assayag é acusado de assédio contra mulheres em Parintins

Aliados do prefeito de Parintins, Bi Garcia e do candidato Mateus Assayag, perseguem e torturam há vários anos. Vereador Alex Garcia já foi denunciado, assim como o deputado federal Saullo Vianna. Agora, uma vítima acusou o secretário da Semsa, Clerton Florencio

Neste dia 30 de setembro, mais uma vítima de assédio sexual, de intimidação e de perseguição por autoridade do município de Parintins, fez uma denúncia na Delegacia Virtual do Amazonas, com o nº de protocolo: 2024/0000574215-7. A vítima Ana Paula Cavalcante da Costa denunciou o assédio sofrido a partir de maio de 2021, na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parintins.

Segundo Ana Paula, o assediador era o próprio titular da pasta municipal, Clerton Florencio. “Ele insinuou em um evento que não acredita em minha virgindade e que iria fazer de tudo para tirá-la. E eu me sentia muito envergonhada e foi desde então que meu medo de ficar no mesmo local que ele aumentou”.

Clerton Florencio – Secretário de Saúde

As investidas do secretário foram ficando cada vez mais sérias a ponto de Ana Paula depender de apoio externo para se desvencilhar. “Era por volta de 13h e não havia mais servidores lá, porque era horário de almoço e eu estava de vestido com botões na parte da frente e ele me pediu um favor que não sabia se eu iria fazer que era desabotoar alguns botões para ver meus seios, fiquei muito envergonhada e disse a ele para se comportar pois ele tinha esposa e filhos e que eu tinha idade pra ser a filha dele. E nesse tempo consegui chamar uma enfermeira que eu sabia que estava lá, pois costumava ficar no almoço e pedi socorro e ela chegou na sala e inventamos um assunto qualquer. Em uma outra situação ele disse que ficava excitado só de me ver e foi para o banheiro dele que fica dentro do gabinete e me chamou para ir ate ele e deixou a porta aberta enquanto fazia a sua necessidade. E eu disse que ia embora, porque ele tinha esposa e filhos e a esposa podia entrar lá a qualquer momento”, relembrou.

Se em Parintins, ficava difícil fugir do secretário, nas viagens a trabalho, ela era literalmente encurralada. “Um projeto meu foi aprovado e viajamos juntos pra Manaus pra apresentação do projeto e no elevador ele me colocou na parede e fui salva por outras pessoas que entraram na mesma hora e lá em Manaus ele pediu que eu fosse com ele, mas eu já havia pedido um uber e desconversei. Foi então que um dia em um auditório ele me disse que adoraria me ver sem meus vestidos e me enviou um vídeo de cunho sexual e uma imagem de cunho sexual também. Que posso colocar em anexo. E disse que ficava louco quando me via. Isso tava indo cada vez mais longe quando me encurralava na sala dele e as vezes nas viagens em que fazíamos fazia questão de me abraçar e apertar”, descreveu Ana Paula no registro de ocorrência.

Em janeiro deste ano, ao ameaçar relatar o caso à esposa de Clerton, ele obrigou Ana Paula a pedir demissão. Desde o início do ano, ela tenta falar com o prefeito Bi Garcia e com Mateus Assayag para discutir o caso e buscar uma solução, mas não foi atendida. A vítima está com problemas psicológicos e não consegue consulta no CAPS e nem os medicamentos que precisa para tranquilizá-la.

Denúncia de Kamilla inspira

ALEX GARCIA – Presidente da Câmara Municipal de Parintins

Ana Paula decidiu denunciar após saber que Kamilla Mendonça tomou coragem e expôs os crimes cometidos pelo presidente da Câmara Municipal de Parintins, Alex Garcia. Em relato à Procuradoria da Mulher, Kamilla informou que recebia mensagens do vereador em que ele pedia para saber da vida amorosa dela. Mesmo sendo repelido, Alex tentou agarrá-la a força dentro da CMP e numa viagem de trabalho.

Alessandra Campelo informou que todas as esferas judiciais serão acionadas. “Eu vou ingressar na Procuradoria da Mulher do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), na Ouvidoria aqui em Manaus, pra que seja tomada alguma providência. Um homem que assediou e importunou sexualmente uma moça, que era sua servidora, servidora da Câmara. Isso é assédio moral, isso é assédio sexual, isso é importunação. Isso chega a ser tentativa de estupro a partir do momento que ele tenta agarrar essa mulher. E eu tô com esse caso há dois meses. Tenho certeza que isso aqui tem um viés muito mais político. Há fatos que comprovam que ele fez isso no exercício do mandato, o vereador Alex Garcia Cardoso”, detalhou.

Boletim de Ocorrência contra Saullo Vianna

Saullo Vianna – Deputado Federal

O deputado federal Saullo Velame Vianna, apoiador de Mateus Assayag e do prefeito de Parintins, foi denunciado na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, em Manaus, no dia 04 de julho de 2022. O parlamentar foi acusado de cometer injúria, ofendendo a dignidade, de violência psicológica e doméstica contra mulher.

A denunciante foi a companheira dele, Flávia Kamila da Silva de Albuquerque. Segundo ela, “Saullo Vianna foi até a sua casa e a acusou de estar traindo-o e a ofendeu com palavras de baixo calão, chamando-a de prostituta, vagabunda”. O parlamentar disse que tinha provas da traição. “Tem um registro na portaria que um homem desconhecido tinha sido liberado para a sua residência e passado a noite lá. O mesmo (Saullo) ficou transtornado e o mesmo trocou as senhas de entrada da casa, não tendo mais acesso para entrar na residência” detalhou Flávia.

No Boletim de Ocorrência, ela descreveu que conseguiu entrar em casa por acaso. “A sorte é que deixou uma janela atrás aberta e entrou por lá. E que a ameaçou de que algo iria acontecer se não voltasse para casa e que teme pela sua integridade física”.

Compartilhar este Artigo
Deixe um comentário

X