Governador Wilson Lima inicia ano letivo de 2026 destacando novas ferramentas digitais e conquistas de alunos da rede pública

Mais de 370 mil estudantes retornam às aulas em mais de 600 unidades de educação em todo o Amazonas

O governador Wilson Lima realizou, nesta quinta-feira (05/02), a abertura oficial do ano letivo de 2026 da rede estadual de ensino, em solenidade na Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III), no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. O evento marcou o início das aulas para mais de 370,3 mil estudantes da capital e do interior e durante a solenidade, alunos da rede estadual que foram destaques com aprovações em vestibulares e olimpíadas científicas foram homenageados.

“Hoje nós estamos começando mais um capítulo na vida dessas crianças e também dessas famílias que acreditam na educação como instrumento de transformação. A gente ainda tem muito pra avançar naturalmente pra melhorar na educação, mas o que a gente acabou de ver aqui de depoimentos de alunos que conseguiram resultados excepcionais, tudo isso é motivo de orgulho e um indicativo muito claro de que estamos no caminho certo e isso só dá certo quando há essa integração entre escola, família e comunidade”, afirmou Wilson Lima.

Em 2026, a rede estadual vai atender 181,7 mil alunos na capital e 188,6 mil no interior, distribuídos em mais de 600 escolas em funcionamento, sendo 233 na capital e 371 no interior. Do total de matriculados, 181,9 mil são do Ensino Fundamental, 172,5 mil do Ensino Médio e 15,9 mil da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A rede conta com mais de 24 mil professores.

Desde 2019, o Governo do Amazonas já revitalizou 468 escolas, entregou 13 Centros de Educação de Tempo Integral (CETIs) e ampliou o número de unidades de tempo integral de 74 para 122 escolas. Além disso, construiu a Escola da Floresta, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã.

A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal da Seduc no YouTube, alcançando estudantes de todo o estado. Durante o evento, o governador destacou os desafios da educação e a importância da integração entre escola e família para melhorar os resultados de aprendizagem.

Destaques

A abertura do ano letivo foi marcada pelo reconhecimento ao desempenho acadêmico dos estudantes da rede pública estadual, com medalhas e certificados. Mais de 2.100 alunos conquistaram aprovação em vestibulares para ingresso no ensino superior em 2026, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Também foram homenageados estudantes que alcançaram nota superior a 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com destaque para a maior pontuação, de 980 pontos, além de 41 medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo 26 da capital e 15 do interior. O governador Wilson Lima também recebeu homenagem da Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na educação.

Representando os alunos aprovados, a estudante Anna Luiza Jaques Ramos, que obteve 940 pontos na redação do Enem e foi aprovada em Medicina na Ufam, além da UFMG e UEA, celebrou os resultados.

“Pra mim é um privilégio poder estar acessando esses lugares e mostrar para as crianças que estão vindo agora que é possível, que o sonho delas pode ser realizado. Para a gente é muito importante esse reconhecimento, a gente se sente visto. Então, é muito bom para as outras crianças verem o nosso feito e pensarem: se eles conseguem, eu também consigo. Isso é o mais importante, porque a escola pública tem que ocupar lugares nas universidades”, afirmou.

Participaram da solenidade os deputados estaduais Cabo Maciel, Débora Menezes e Professora Jacqueline; os vereadores Allan Campelo e Rodrigo Sá; a secretária de Estado de Educação, Arlete Mendonça; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva; além de gestores, educadores, alunos e familiares.

Novos aplicativos

Durante a solenidade, a Seduc também lançou dois aplicativos voltados ao fortalecimento da gestão escolar e à aproximação com as famílias: o “Pais e Alunos Conectados” e o “Diretor Conectado”. As plataformas estão disponíveis para download dentro do aplicativo Sasi, compatível com Android e iOS.

O “Pais e Alunos Conectados” permite que responsáveis e estudantes acompanhem calendários escolares, informações acadêmicas, serviços digitais e canais de segurança, promovendo mais transparência, participação e comunicação entre escola e comunidade.

Já o “Diretor Conectado” é voltado à gestão administrativa das unidades de ensino, reunindo módulos internos como segurança, solicitação de serviços e organização de demandas operacionais.
Calendários específicos

O calendário do ensino mediado por tecnologia terá início no dia 19 de fevereiro. Por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), o Governo do Estado atende mais de 600 comunidades, com aulas transmitidas ao vivo e conteúdo produzido por professores especialistas.

Já as escolas de campo, onde o regime das águas influencia o calendário escolar, com a subida e descida dos rios da região, seguem cronograma próprio, iniciado no dia 12 de janeiro.

Serviço

Pais ou responsáveis que ainda não realizaram a matrícula podem procurar as escolas com vagas disponíveis ou acessar o site matriculas.am.gov.br para reserva de vaga.

Após a confirmação da disponibilidade, a matrícula é efetivada presencialmente, mediante apresentação de documento de identificação do aluno, comprovante de residência, histórico escolar, cartão de vacinação e documentação do responsável legal.

Fotos: Alex Pazuello e Antonio Lima/Secom

Compartilhar este Artigo
Deixe um Comentário

X