Na fila, cujo final chegou a tomar a calçada do lado de fora do prédio, havia pacientes e responsáveis por pacientes que disseram ter dormido no local ou que chegaram às 3h
Vídeos registrados nas redes sociais mostraram imensas filas no hospital Coronel Mota com pacientes em busca de marcar uma consulta com especialistas desde a madrugada.
As demandas na unidade costumam ser elevadas sempre no início de cada mês, principalmente para as referidas especialidades. O estresse se repetiu na manhã desta sexta-feira (1º).
Na fila, cujo final chegou a tomar a calçada do lado de fora do prédio, havia pacientes e responsáveis por pacientes que disseram ter dormido no local ou que chegaram às 3h. Há relatos de que algumas pessoas chegaram desmaiar de tanto esperar, e muitas vezes com fome por não terem condições de comprar um lanche durante as várias horas na fila.
Ainda de acordo com os relatos, esse tipo de acontecimento é comum todos os dias, e os motivos são vários, desde fraqueza, cansaço, doença e fome.
Na clínica, são ofertadas consultas médicas e ambulatoriais pelo Sistema Único de Saúde (Sus). Há especialidades em reumatologia, hepatologia, geriatria, nefrologia, pneumologia, endocrinologia, infectologia, neurologia, oftalmologia, fonoaudiologia, nutricionista, psicologia, gastrologia, cardiologista, urologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que as atividades da Policlínica Coronel Mota, incluindo os agendamentos de consulta, iniciam sempre a partir das 7h, ficando a critério do paciente o horário de chegada na unidade. A fila relatada na denúncia, inclusive, já havia sido totalmente atendida antes das 9h40 desta sexta-feira, 1º de março.
Informa ainda que o volume de procura dos pacientes costuma ser alta sempre na primeira semana de cada mês, quando a unidade abre agendamento para as consultas de Psiquiatria e marcação geral.
É importante reforçar que a pasta vem buscando alternativas para sanar as reclamações dos pacientes, e lembrar que a população também pode contribuir para melhorar os serviços prestados pela unidade, encaminhando sugestões ou denúncias na Ouvidoria do Coronel Mota ou na Ouvidoria Geral do SUS em Roraima, que fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1364, no Bairro dos Estados.
O usuário do SUS também pode enviar a sua reclamação para o WhatsApp da OGSUS-RR (95 98410-6188), no e-mail ouvidoria@saude.rr.gov.br, pelo site https://falabr.cgu.gov.br ou pelo Disque Saúde 136