O 58º Festival Folclórico de Parintins contará com um investimento de R$ 10 milhões do Ministério do Turismo neste ano.
O recurso foi assegurado pela Lei Nº 14.960, sancionada em setembro do ano passado, que reconhece oficialmente o Festival de Parintins e os bois Garantido e Caprichoso como manifestações da cultura nacional.
A legislação, de autoria do deputado federal Capitão Alberto Neto e com relatoria do senador Plínio Valério, estabelece que cabe ao poder público garantir a continuidade do evento e destinar recursos para sua preservação e valorização.
Reconhecido como o maior espetáculo a céu aberto do mundo, o Festival de Parintins atrai todos os anos milhares de turistas à ilha. Em 2025, a expectativa é ultrapassar os 120 mil visitantes das edições anteriores.
Com o reconhecimento legal, o Festival passa a integrar a lista das grandes expressões culturais do país, ao lado das escolas de samba, festas juninas e outras tradições populares.
O aguardado duelo entre os bois Caprichoso e Garantido está marcado para os dias 27, 28 e 29 de junho, e promete encantar mais uma vez o Brasil e o mundo com a força da cultura amazônica.