Programa de incentivo ao esporte de base beneficiará 200 jovens no município
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), anunciou nesta sexta-feira (08/03) o novo polo do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) no município de Tapauá (distante 449km de Manaus). O evento ocorreu no Ginásio Raimundo Veríssimo, com início às 8h, e contou com a presença de moradores e novos atletas.
“É com muito orgulho que estamos inaugurando o primeiro polo do maior programa socioesportivo do Brasil, o Pelci, na calha do Rio Purus. Isso mostra que todos esses jovens estão na rota do esporte no Amazonas. O esporte é a maior ferramenta de inclusão e transformação social do país, tenho certeza que daqui sairão grandes atletas e cidadãos de bem”, disse Jorge Oliveira, secretário da Sedel.
Mais de 200 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, irão ser beneficiados com a chegada do Pelci à Tapauá. Foram distribuídos uniformes personalizados do programa aos atletas, onde serão desenvolvidas modalidades como futevôlei, futsal, futebol de campo, vôlei, jiu-jitsu e basquete.
“Estou me sentindo muito alegre e feliz com essas crianças aqui fardadas, todos bonitos, com todo equipamento do Pelci, para realizar as atividades. Agradeço ao secretário por todo o apoio, ao governador Wilson Lima, que é um grande parceiro de Tapauá”, falou Gamaliel Almeida, prefeito do município.
Em dois anos de atuação, o Pelci já alcançou mais de 15 mil jovens, fortalecendo os atletas na base para que possam chegar ao profissional. Tapauá se junta a cidades como Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa, que também possuem polos do programa no interior do estado.
“O Pelci vem para somar com nosso trabalho, tem uma importância gigantesca. O programa vai ajudar muito na vida desses jovens que estão em situação de vulnerabilidade social, vimos como foi essencial em outros municípios e tenho certeza que revelará grandes talentos aqui em Tapauá”, exaltou Adiones Queiroz, secretário de esportes de Tapauá.
O desenvolvimento do esporte no interior do Amazonas tem sido uma área de foco do Governo do Estado do Amazonas. Este esforço faz parte de um amplo projeto para promover a inclusão social, melhorar a qualidade de vida, e identificar talentos esportivos em regiões menos acessíveis do estado.
FOTOS: Divulgação/Sedel