Presidente Figueiredo – O que muitos não fizeram em 12 anos (03 mandatos), a prefeita Patrícia Lopes conseguiu fazer em menos de quatro anos de gestão.
A equipe do Portal Regional AM fez um levantamento sobre a quantidade e quais obras foram entregues à população de Presidente Figueiredo.
EDUCAÇÃO:
Ao assumir a prefeitura em janeiro de 2020, a prefeita Patrícia Lopes, encontrou uma difícil situação nos prédios das escolas municipais que, por não terem passado por reformas nos anos anteriores, encontravam-se em situação calamitosa com problemas elétricos, hidráulicos e estruturais.
Reunindo-se com as diretoras municipais, junto à secretária de Educação, a prefeita se comprometeu em reformar e ampliar (quando necessário) outras unidades de ensino do município, proporcionando aos alunos e profissionais da educação um local digno para o ensino/aprendizagem. A primeira providência tomada foi o levantamento geral de todos os problemas das unidades e logo depois foi aberta licitação que contemplou até o momento 24 escolas com maiores dificuldades estruturais, sendo totalmente reformadas e algumas delas ampliadas, solucionando os problemas.
Mas não acaba por aí, cerca de 13 obras ainda estão em andamento e até o fim deste ano serão entregues
SAÚDE:
Além de reformar e ampliar 24 Unidades Básicas, a prefeita Patrícia Lopes, construiu a Unidade Básica de Saúde Clemência Assunção, para atender aos moradores da comunidade Maroaga, no KM 7 da AM 240, e inaugurou o complexo de serviços e atendimentos de saúde “Tempo de Cuidar”, que reúne laboratório de análises clinicas, um centro de fisioterapia e outro de atendimento psicossocial (Caps).
Patrícia Lopes também realizou a construção do novo hospital geral Eraldo Neves Falcão, com maternidade, pediatria, centro de diagnóstico de imagem, clínica ortopédica, centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta e neonatal. Quando estiver pronta, a unidade hospitalar será a mais moderna do interior do Amazonas e referência para os municípios da Região Metropolitana de Manaus.
A prefeita Patrícia Lopes também implantou inúmeros projetos e programas na área da saúde, como Sorriso Legal, Sisreg Municipal, Saúde em Casa, inserção gratuita de DIU, entre outros.
Patrícia Lopes inaugurou a nova base de atendimento do Samu e entregou fardamento aos socorristas. Construído em tempo recorde, pouco mais de dois meses, o prédio está localizado ao lado do hospital geral Eraldo Neves Falcão, no mesmo complexo onde está sendo construída a maternidade municipal
A Ordem de Serviço para construção da nova sede do Samu, foi assinada pela prefeita Patrícia Lopes, no dia 19 de janeiro, com prazo para entrega em 90 dias, coincidindo com o aniversário de 10 anos do serviço, que será completado em 27 de maio.
O prédio tem 94 metros quadrados de área construída, com estrutura adequada para oferecer melhores condições de trabalho e conforto para os profissionais, além de abrigar equipamentos e ambulâncias.
INFRAESTRUTURA:
Na infraestrutura, inúmeras obras foram destaques em sua gestão como:
PRAÇA DA VITÓRIA, local que é realizada a tradicional festa do cupuaçu, foi revitalizada e duplicada.
A PRAÇA DA CULTURA que entrou na lista de prioridade de Patrícia Lopes também recebeu obras de infraestrutura.
PARQUE DO URUBUÍ, foi um dos locais incluído no pacote de revitalização e já está à disposição da população.
Todas as PRAÇAS PÚBLICAS que estavam abandonadas foram reabertas e entregues.
ILUMINAÇÃO DE LED para as zonas urbana e rural trazendo a sensação de segurança para os moradores do município.
SEGURANÇA:
A Guarda Civil Metropolitana de Presidente Figueiredo (GCM) completou 21 anos de criação e nesta quinta-feira (25/04) ganhou de presente de três novas viaturas que serão incorporadas à frota, que a partir de agora passa contar com duas motocicletas e quatro viaturas completamente equipada para a segurança municipal, se tornando uma das mais bem aparelhadas do interior do Amazonas.
As viaturas foram repassadas pelo governo federal, após a sanção pela prefeita Lopes da Lei 1006/2023, que adequou a corporação ao Estatuto Geral das Guardas Municipais (. Lei nº 13.022 de 08/08/2014). A GCMPF completou 21 anos no dia 14 de abril.
lembrando que a lei municipal 1006/2023 continua em fase de adequação e que novas conquistas ainda virão.
Um dos maiores avanços da classe, foi em dezembro de 2023, quando o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria foi instituído.
Os servidores da Guarda já receberam mais de 15% de reajuste salarial, que somados aos 10% que tiveram ainda em maio de 2023, como parte de servidores do regime geral, ultrapassa os 25%, em menos de dois anos.
Colaboração de informações: Assessoria da Prefeitura de Presidente Figueiredo