O local foi entregue pelo prefeito de Parintins há cerca de um mês para a população
Nesta segunda-feira (29/07), a vereadora e pré-candidata a prefeita de Parintins, Brena Dianná, ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Parintins para relembrar que tentou proteger a população parintinense de situações como o desabamento da cobertura do anfiteatro Sila Marçal, ocorrido na última sexta-feira (26/07). A obra custou mais de R$ 3 milhões. Inicialmente, deveria ser entregue em oito meses. Os atrasos levaram a conclusão em 31 meses, quase três anos de espera.
Brena apresentou um Projeto de Lei para proibir a entrega de obras não finalizadas, no entanto, a maioria dos vereadores, que integram a base aliada do prefeito Frank Bi Garcia, foi contra o PL apesar do evidente caráter protecionista. “Muito se justifica o porquê de negarem aquele Projeto de Lei que eu apresentei aqui, vereadora Márcia, de proibir a entrega de obras públicas incompletas e inacabadas pelo Poder Executivo Municipal. É uma atitude constante do Governo Municipal entregar obras públicas incompletas, inacabadas, de qualquer jeito, utilizando o recurso público de forma irresponsável porque não é pouco que se gasta nestas obras. Forçam a barra, entregam de qualquer jeito”, afirmou a vereadora.
A prefeitura recolheu as ferragens e as telhas, mas não respondeu à imprensa sobre destino dos materiais nem sobre a obra de reparo. A Câmara Municipal também não foi informada sobre a manutenção e nem sobre o custo desta correção para o Poder Público Municipal.
Esporte
A pré-candidata ressaltou que a cobertura do anfiteatro não foi a única a apresentar problemas construtivos. Recentemente, no ginásio Seo Jovem, apareceram diversas goteiras, que interrompiam os jogos. “Cai, chove mais dentro do que fora, racha, quebra, desaba”, enfatizou. Após a denúncia de Brena, feita com farto material fotográfico e de vídeos enviados pela própria população, a prefeitura promoveu os reparos.
O atleta parintinense do lançamento de dardo, Pedro Nunes, que treinava na Vila Olímpica de Manaus e participará das Olimpíadas 2024, em Paris, teve sua atuação elogiada pela vereadora, mas ela lamentou que nem todos os demais atletas da cidade tenham recebido a mesma chance. “Infelizmente, perdemos a oportunidade de ter muitos outros parintinenses participando, levando o nome de Parintins em competições e torneios por falta de incentivo. A gente fica muito triste quando vê o poder público municipal dizendo que fomenta o esporte, mas cobra da população a utilização dos espaços públicos como ginásios e quadras. Muitas pessoas, muitos jovens, muitos atletas não têm dinheiro para estar pagando todo tempo pela utilização dos ginásios e quadras. Então, a gente solicita aqui que não seja mais cobrado”, pediu em defesa do povo de Parintins.
Infraestrutura
Ao longo da semana, a vereadora recebeu reinvindicações de obras de infraestrutura que repassou à unidade competente do município. “Solicito da Secretaria Municipal de Obras a melhoria urgente do sistema viário e de drenagem lá do bairro do Itaúna II. Ali, na rua Professor Jorge Cabral Melo, Nossa Senhora Aparecida, João Neto, Padre Francisco Pinto, na Estrada do Macurany. As condições ali se encontram precárias. Muita concentração de água quando chove, encanamento quebrado, buracos, bueiros entupidos. Estamos solicitando o mínimo da Secretária de Obras que é fazer a manutenção desse sistema viário de Parintins”, disse. Brena declarou que a solicitação estava amparada em fotos, imagens do local. Também pediu que a secretaria priorizasse a recuperação de caixas d’água das comunidades rurais.