A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, nesta sexta-feira (3 de outubro), uma roda de conversa com jornalistas que fazem parte da ‘A Voz do Brasil’, programa de rádio mais antigo do país e que, neste ano, completou 90 anos de existência. O evento contou com a participação de jornalistas, universitários, sociedade civil, diretores e servidores da CMM.
O momento contou com a participação dos jornalistas Cláudio Ferreira e Mônica Thaty, da Rádio Câmara Brasília; da jornalista Priscila Gama, da Diretoria de Comunicação (Dicom) da CMM; e de Muniz Neto, coordenador de jornalismo da CMM.
Na ocasião, os profissionais falaram sobre os desafios de se produzir um programa como ‘A Voz do Brasil’ e da iniciativa de levar a transmissão para cinco cidades do país, sendo Manaus a quarta a receber.
“Acho que estávamos trazendo ‘A Voz do Brasil’ para vocês, mas, na verdade, ela já estava aqui, e, conversando com as pessoas, a gente percebe isso, essa proximidade com esse programa. Foi uma experiência incrível estar em Manaus, e a nossa transmissão foi um momento muito importante”, disse a jornalista e apresentadora da Rádio Câmara Brasília, Mônica Thaty.
Para o jornalista Cláudio Ferreira, integrante da equipe da Rádio Câmara Brasília que esteve em Manaus para a programação dos 90 anos da ‘Voz do Brasil’, o encontro com estudantes e demais profissionais da comunicação mostra a importância da Voz do Brasil e do jornalismo feito dentro das Casas Legislativas.
“Estando aqui, temos uma noção de que a Câmara de Manaus faz um trabalho parecido com o nosso em Brasília, mas em uma escala menor. Então, os processos são os mesmos, e isso é muito legal. Trazer ‘A Voz do Brasil’ para Manaus é também parte disso, porque, aqui, a gente percebe que esse programa é quase um parente de todos, um avô, que está sempre te acompanhando”, afirma.
Durante a roda de conversa, os jovens estudantes puderam conhecer um pouco mais de como é construído esse programa e os desafios de se fazer jornalismo dentro da Câmara dos Deputados.
“É um momento muito legal, porque estamos diante de jornalistas renomados, que produzem um dos programas mais antigos do país, e é sempre bom conhecer mais sobre isso. Mesmo que você não queira seguir o caminho do rádio, é necessário saber mais sobre programas como esse”, diz a estudante de jornalismo, Tarsila Tavares.
Para a diretora de Comunicação da CMM, Roberta Bindá, esse encontro foi a finalização de um trabalho realizado ao longo dos últimos dois meses, indo desde a preparação técnica até a produção de reportagens mostrando a importância do rádio e da Voz do Brasil.
“É muito emocionante estar vendo isso. Temos, em Manaus, 2,5 milhões de pessoas, e estamos dando a esse público a sua voz. Essa é a comunicação em que a gente acredita, que promove a transparência, o acesso à informação. E a Voz do Brasil é a história viva do rádio brasileiro, e a gente está muito feliz por essa oportunidade”, enfatiza.
A celebração já passou por Bauru (SP); Balneário Camboriú (SC) e Cuiabá (MT). Após a capital amazonense, o programa seguirá para João Pessoa (PB). A CMM foi escolhida como representante da região Norte nas comemorações oficiais da data, reconhecendo o trabalho de destaque realizado pela Casa Legislativa no fortalecimento da comunicação institucional.