No Dia do Cinema Brasileiro, foi celebrado nesta quarta-feira (19/06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um investimento de R$ 1,6 bilhão para a produção de filmes e séries. O anúncio foi feito durante um evento realizado no Rio de Janeiro.
Além do investimento direto, Lula destacou o papel do governo como indutor de atividades culturais, incentivando tanto os artistas quanto os empresários a participarem do processo. Nesse sentido, o governo também anunciou medidas para facilitar com produções internacionais em 2025, bem como recursos para a expansão da Rio Estúdios.
Em seu discurso, Lula enfatizou que é necessário resgatar e fortalecer a cultura brasileira, transformando-a em uma indústria poderosa, o presidente também defendeu as produções audiovisuais brasileiras.
“Cinema e novela não é para ensinar putaria, é para ensinar cultura, é para contar história, é para contar narrativas e não para dizer que nós queremos ensinar as crianças a fazer coisa errada. Não, nós só queremos fazer aquilo que se chama arte”, declarou lula.