
Mundo – Vídeos chocantes circulam nas redes sociais nesta quarta-feira (10/1), revelando a brutalidade do narcotráfico no Equador, onde quatro agentes penitenciários foram vítimas de sequestro e violência extrema.
LEIA TAMBÉM:
As imagens mostram agentes penitenciários sendo feitos reféns por traficantes, que, posteriormente, amarram uma corda para enforcá-los.
As cenas são perturbadoras e evidenciam a gravidade da situação.
A tragédia se desenrola em meio a um estado de exceção declarado pelo presidente Daniel Noboa devido a um aumento significativo da violência ligada ao tráfico de drogas.
O cenário se agrava com a fuga, no domingo (7), do líder da principal quadrilha criminosa do país.
Três dos agentes foram sequestrados enquanto estavam em serviço na cidade costeira de Machala, no sudoeste equatoriano.
O quarto policial foi rendido em Quito por criminosos que estavam em um veículo sem placa. Os crimes ocorreram durante a noite de segunda-feira (8) e a madrugada de terça-feira (9).
Nesse mesmo período, uma série de explosões, incluindo um carro-bomba, assustaram diversas cidades do país, em ações aparentemente coordenadas, sem deixar feridos.
Um porta-voz da polícia comentou sobre as várias ações criminosas em nível nacional, descrevendo a nova crise de segurança como caótica.
A imprensa equatoriana caracterizou a situação como uma “noite de terror”, destacando a urgência de enfrentar a escalada do narcotráfico no país.