Carretas de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas começam a atender em Presidente Figueiredo

Nesses dois municípios, a unidade móvel tem previsão de receber cerca de 3.300 pacientes

As Carretas de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas estarão, neste mês de julho, em mais dois municípios do interior – Presidente Figueiredo e Parintins (respectivamente, a 117 e 369 quilômetros de Manaus) –, com realização de mamografia e ultrassonografia. A ação faz parte do Programa Saúde Amazonas, criado com o propósito de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

Em Presidente Figueiredo, os atendimentos terão início a partir da segunda-feira (15/07), e seguem até o dia 2 de agosto. A expectativa, de acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, é de realizar cerca de 1.650 exames.

Segundo a secretária Nayara Maksoud, após passarem por todas as zonas de Manaus, ficando por um período específico em cada área, as carretas agora estão sendo deslocadas para cumprir agenda de serviço nos municípios do interior, levando a realização de exames para mais próximo da população, facilitando o acesso e ampliando o alcance das ações de saúde.

“Estamos ampliando ainda mais a capacidade de oferta de exames e reforçando os atendimentos nos municípios do interior. As Carretas recebem pacientes que já têm solicitação de exames”, disse Nayara Maksoud.

Em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), onde a Carreta de Apoio à Saúde estava até esta sexta-feira (12/07), foram realizados 460 exames, sendo 153 mamografias e 307 ultrassonografias.

Em Presidente Figueiredo, a unidade ficará posicionada na Praça da Juventude, localizada na avenida Amazonino Mendes, Galo da Serra II. Os atendimentos serão realizados das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

Os exames realizados na Carreta de Apoio à Saúde são direcionados a pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e estão com a autorização de encaminhamento do Complexo Regulador do Amazonas.

FOTOS: Evandro Seixas/SES-AM

Compartilhar este Artigo
Deixe um comentário

X