Suan Lira e seu treinador Andrey Neves embarcam neste domingo (03/12) para Santiago, onde acontecerão as disputas
O estudante amazonense campeão de xadrez, Suan Lira, aluno do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, localizado na zona leste de Manaus, representará o Amazonas no Campeonato Sul-Americano Escolar 2023, disputado na cidade de Santiago, no Chile. A competição que reúne talentos esportivos, contribui para o desenvolvimento esportivo, cultural e de intercâmbio entre jovens de 12 a 14 anos de idade, de 11 países participantes.
O jovem jogador embarca para a capital chilena neste domingo (03/12), integrando a delegação brasileira composta por mais de 220 alunos atletas que competirão em 11 modalidades. Os atletas que irão competir no Sul-Americano são campeões dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), critério adotado pela CBDE para a convocação da equipe do Brasil. Os jogos se iniciam nesta segunda-feira (04/12).
Mestre da Confederação de Xadrez, professor e um dos treinadores que levou Suan Lira a ser conhecido na comunidade enxadrista como o “prodígio do xadrez”, Andrey Neves, contou que é testemunha do talento excepcional do jovem amazonense.
“Em 2022, ele foi 4º lugar no Campeonato Brasileiro. Não satisfeito, ele retornou, sendo classificado para representar o Brasil, em sua categoria, no campeonato da Itália. Lá, conseguimos ser o melhor das Américas”, compartilhou o treinador.