A vereadora e pré-candidata a prefeita de Parintins, Brena Dianná, nesta quinta-feira (11/07), na Central de Artesanato Soarte, relembrou bons momentos durante o período em que representou a Rainha do Folclore do Caprichoso. “Eu vinha muito aqui quando era item. Gostava de ver e de comprar o artesanato local”, disse para os artistas e artesãos que a recepcionaram.
Os profissionais, que atuam no espaço há mais de duas décadas, lamentam a falta de apoio para revitalizar a central. “Procuramos a prefeitura e a secretaria de Cultura de Parintins várias vezes. Não passamos da porta. Se Parintins é conhecida internacionalmente, não é por causa do prefeito, é por causa da arte. Então, os artistas e artesãos deveriam receber melhor tratamento”, declarou a presidente da Central de Artesanato Soarte, Ciomar Bastos.
A pré-candidata, que durante 10 anos viveu financeiramente da cultura, conseguindo, inclusive, pagar a faculdade de Direito com o valor que recebia pelas apresentações e trabalho como modelo, afirmou que este setor conta com um campo especial no seu plano de governo.
“Temos de profissionalizar os serviços direcionados para o turismo, a cultura e o artesanato com urgência, agregando valor e fornecendo estruturas adicionais que são imprescindíveis para o pleno funcionamento destas atividades. Pretendemos, por exemplo, criar roteiros turísticos para que os visitantes conheçam a nossa história. Não é apenas levar ao local, mas contar a história dos lugares e das pessoas que construíram a nossa terra. Serão passeios turísticos que funcionarão durante todo o ano. A Central está incluída nestas visitações. Pretendemos fazer um projeto de revitalização, solicitaremos apoio do Governo do Estado nesta iniciativa”, destacou Brena Dianná.
A pré-candidata do União Brasil enfatizou que todas as expressões culturais receberão suporte do município para a sua realização. “Iremos direcionar esforços e recursos para divulgar integralmente nossa cultura. Temos o Festival do Mocambo, quadrilhas, danças, o Festival de Verão do Caburi e outras exaltações folclóricas. Esses eventos atraem visitantes de outros municípios. Vamos potencializar suas estruturas de acesso, de serviços no local assim como a comunicação. Dessa forma, iremos atrair mais turistas, gerando mais renda para os parintinenses”, pontuou a pré-candidata.