Esses servidores teleguiados são “fantasmas”, não comparecem ao ambiente de trabalho e são usados para destilar o ódio do atual gestor Bi Garcia e para favorecer o seu candidato.
Num claro desvio de função, o prefeito Frank Bi Garcia está utilizando servidores pagos pela Prefeitura de Parintins para atacar a adversária do seu grupo político nas eleições 2024, Brena Dianná e fazer campanha para seu candidato, Mateus Assayag. Todos os envolvidos são servidores por indicação de Bi Garcia, ocupam cargos comissionados. Enquanto a maioria da população aguarda a realização de concurso público, Bi prefere nomear os “escolhidos” porque assim mantém os servidores abaixo de seus pés, tendo de cumprir ordens e caprichos sem contestar.
Um áudio do humorista Abdias circula pela cidade, por meio das redes sociais onde ele tenta associar Brena Dianná ao ex-prefeito Alexandre da Carbrás, um péssimo gestor que só assumiu a prefeitura porque Bi Garcia traiu seu candidato na época, Messias Cursino. Mas como dar credibilidade para Thiago Caldeira de Melo, mais conhecido como Abdias, que mora em Manaus, se ele nunca bateu ponto e nem cumpriu a função de assessor de comunicação, sendo um dos muitos parasitas sustentados pelo prefeito? E pior, ele não está sozinho na gulodice pelo dinheiro público. A esposa de Abdias, Clivia Dias Cabral também é contratada pela Prefeitura de Parintins como assessora técnica.
Na folha de pagamento da prefeitura, está Arcangelo Augusto Maciel, motorista fluvial. O servidor dedica-se a espalhar fake news contra Brena Dianná, mas o tiro tem saído pela culatra, já que os internautas perceberam se tratar de divulgação mentirosa e com interesses escusos por trás. “De 9 publicações, 11 é falando mal da Brena, eu heim, te toca”. “Esse é puxa saco dos caras”. “Quanto tu ganha para falar mal dos outros”. “Muito desespero para não perder a mamadeira”. “Acabou…tudo passa, nada é eterno. Vocês tão viciados na prefeitura. Procura o que fazer…”.
Fantasmas “defenestrados”
Na musiquinha, o humorista Abdias canta o bordão: “o meu voto é do Mateus, o meu voto é do Mateus”. Embora não diga o motivo de votar no apadrinhado de Bi Garcia, não é difícil deduzir. Mateus manterá todos os que não trabalham para agradar o padrinho. Já Brena Dianná declarou que as trevas serão banidas de todos os órgãos municipais e com elas, os fantasmas. “Quem trabalhar e prestar bons serviços à população irá continuar, mas os acostumados a receber sem dar retorno para o nosso povo serão substituídos. Iremos realizar concurso público, dando oportunidade para os parintinenses que se preparam e nunca tiveram chance no governo atual”, declarou Brena.
Penalidades
Conforme a lei nº 9.504, que regulamenta as eleições, no Art. 73, são proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:
III – ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado.
A penalidade para quem transgrida a norma é rigorosa. Suspensão imediata da conduta vedada, quando for o caso; multa, no valor de R$ 5.320,50 a R$ 106.410,00, aos agentes responsáveis, aos partidos políticos, às coligações e aos candidatos beneficiados, sem prejuízo de outras sanções de caráter constitucional, administrativo ou disciplinar fixadas pelas demais leis vigentes e cassação do registro do candidato ou do diploma do eleito que tenha sido beneficiado.