Juruá – O prefeito do Município de Juruá, Dr. Júnior informou ao Portal Regional AM que apoiará o pré-candidato nas eleições municipais deste ano, Ailton Damasceno.
O atual mandatário já está à frente do poder executivo há dois mandatos. Por isso, não poderá concorrer ao pleito. O que resta é indicar um sucessor.
Ailton Damasceno é secretário municipal de Educação e vem, conquistando o primeiro lugar com 45% da preferência do eleitorado nas pesquisas eleitorais.
Pesquisa eleitoral realizada no município
O Instituto Pontual Pesquisas realizou estudo eleitoral no município de Juruá (a 671 quilômetros de Manaus) entre os dias 12 e 14 de fevereiro. A pesquisa eleitoral teve registro no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE- AM) sob o número AM-02427/2024, obedecendo assim a legislação vigente e cumprindo o rigor metodológico necessário para atender às resoluções específicas.
A amostra teve 360 entrevistas presenciais, alcançando margem de erro de 5% com intervalo de confiança 95%.
Intenção de votos
O atual secretário municipal de Educação, Ailton Damasceno, destacou- se na pesquisa, conquistando o primeiro lugar com 45% da preferência do eleitorado. Isso conferiu a ele vantagem sobre o segundo colocado, Ilque Cunha, que obteve 37% das intenções de voto.
Já o ex-prefeito Tabira Ferreira alcançou 6,5%, enquanto Zé Francisco registrou 4%. Os indecisos representaram 5% do total, enquanto 2,5% afirmaram que votariam branco/nulo.
DESSES CANDIDATOS, EM QUE VOCÊ VOTARIA PARA PREFEITO DE JURUÁ? (ESTIMULADA)
AILTON DAMASCENO 45%
ILQUE CUNHA 37%
TABIRA FERREIRA 6,5%
ZÉ FRANCISCO 4%
INDECISOS 5%
BRANCO/NULO 2,5%
Rejeição
O estudo mostra que os candidatos à Prefeitura de Juruá menos rejeitados são Ilque Cunha, com 14% e Ailton Damasceno com 14,5%.
Em contrapartida, o candidato mais rejeitado é o ex-prefeito Tabira Ferreira com 31,5%. Em segundo lugar, está Zé Francisco com 20,5%.
Perfil do entrevistados
No município de Juruá, foram entrevistadas 360 pessoas de forma presencial. As coletas seguiram os cálculos de amostragem determinados para o município de acordo com o quantitativo de eleitores.
Desses, 50,5% identificaram-se como gênero masculino, enquanto 49,5% são do gênero feminino.
Os entrevistados do estudo possuem idade, renda, escolaridade e religião diferenciadas.