Ônibus e micro-ônibus atuarão na modalidade fretamento eventual
Foram aprovados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) sete novos veículos para atuarem no serviço público de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, na modalidade fretamento eventual. A vistoria aconteceu na quinta-feira (16/08) na sede da transportadora, no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste da capital.
O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, explicou que a empresa realizou o recadastro junto à autarquia e, após a equipe do Departamento de Transporte Rodoviário (DETR) analisar e aprovar todos os documentos enviados, ocorreu a vistoria dos veículos. Ao todo, foram cinco ônibus e dois micro-ônibus.
A inspeção é executada por engenheiros mecânicos e fiscais da Agência Reguladora, conforme estabelece a ABNT NBR ISO 14.040. As equipes da autarquia analisam as condições dos veículos e se os itens de segurança seguem as condições previstas para a modalidade.
“Estamos aqui para assegurar um transporte intermunicipal seguro para a população. Ao se cadastrarem e passarem pelas vistorias, a empresa se torna regular, recebendo o adesivo da Arsepam, proporcionando uma série de garantias aos usuários e aos operadores”, disse o gestor.
Conforme o chefe do DETR da Agência Reguladora, João Esperança, durante a inspeção é observada a conservação dos pneus; o funcionamento do limpador de para-brisa; a eficiência do cinto de segurança; a qualidade das poltronas; se a visibilidade do motorista está adequada; e se a parte elétrica está em pleno funcionamento.