Parlamentar alega censura a jornalistas e imparcialidade política.
O vereador e pré-candidato a prefeito de Itacoatiara, Arnoud Lucas, realizou uma denúncia contra o juiz titular da 1ª Vara Criminal do município, Fábio Lopes Alfaia. O parlamentar alega parcialidade e interferência política.
Conforme o pré-candidato, o juiz já teria sido afastado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por suposto envolvimento em uma associação criminosa no município de Coari.
As alegações do vereador apontam que o juiz tem revertido decisões do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e interferido em processos criminais de representantes políticos, como o prefeito Mário Abrahim.
A denúncia também aponta que ações recentes do magistrado resultaram na censura de conteúdos jornalísticos no município, ao relatar o caso de um conhecido próximo ter sido alvo de um atentato, possivelmente relacionado ao prefeito, e que a situação foi divulgada pela imprensa local.
O vereador Lucas criticou a proximidade do juiz com o procurador de Itacoatiara, Ramon Caggy, que já teria sido assessor do magistrado em Coari, alegando falta de imparcialidade exigida para o cargo.
Segundo o parlamentar, ele irá denunciar o juiz Alfaia novamente ao CNJ, alegando que a conduta do magistrado compromete a liberdade de imprensa e a imparcialidade do judiciário.
Veja o vídeo da denúncia: