MANAUS – Após a ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) para a realização de nova eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas, seis deputados estaduais manifestaram apoio ao deputado Roberto Cidade (União Brasil).
Durante a sessão desta terça-feira (29), os deputados Cabo Maciel (PL), Sinésio Campos (PT), Alessandra Campelo (Podemos), Felipe Souza (PRD), Thiago Abrahim (União Brasil) e Doutor Gomes (Podemos) declararam seus votos a Cidade, que sinalizou estar pronto para concorrer novamente ao cargo de presidente da Casa.
Cidade afirmou que a Assembleia irá avaliar a decisão do STF com a Procuradoria e, se necessário, organizará nova eleição. “Vamos dialogar, entrar em entendimento e decidir o melhor para o Amazonas. A Assembleia Legislativa é soberana”, disse. O deputado também classificou a ação do partido Novo, que motivou a decisão do STF, como uma “ação política” movida pela candidata a vice-prefeita Maria do Carmo Seffair, do mesmo partido.
O ministro Cristiano Zanin, do STF, anulou a eleição antecipada da Mesa Diretora realizada em abril de 2023, acatando a argumentação de que um terceiro mandato consecutivo de Cidade infringiria os princípios de rotatividade. Agora, caberá à Assembleia decidir como proceder.
Apoio dos Deputados
Ao longo da sessão, os deputados que declararam apoio a Cidade elogiaram sua postura democrática e destacaram a paz que ele trouxe ao Legislativo. Cabo Maciel foi enfático:
Sinésio Campos destacou o equilíbrio do presidente na condução da Casa e reafirmou sua confiança.
Com o apoio declarado dos seis parlamentares, Cidade reforça sua liderança e se prepara para uma possível nova eleição da Mesa Diretora, sinalizando seu compromisso em manter a Assembleia “em paz e harmonia”.